Revolução das fintechs se consolida em 2019

No momento você está vendo Revolução das fintechs se consolida em 2019

Talvez nem todos tenham ouvido falar nas fintechs, mas cada vez mais pessoas utilizam seus serviços e estão descobrindo uma forma muito mais descomplicada para utilizar e/ou escolher um produto financeiro.

O termo fintech define startups com foco em tecnologia que oferecem serviços ou produtos financeiros. Mais que isto: trata-se de um segmento em franca ascensão e com inúmeros benefícios e oportunidades, principalmente no Brasil.

Cenário

Segundo dados da PricewaterhouseCoopers (PwC), uma das principais empresas de auditoria e consultoria do mundo, mais de 80% das instituições financeiras tradicionais acreditam que as fintechs ameaçam os modelos ‘convencionais’. E 82% esperam aumentar as parcerias relacionadas às fintechs nos próximos três a cinco anos, o que amplia ainda mais a perspectiva de crescimento.

No Brasil, entre o fim de 2017 e o final do primeiro semestre de 2018, o número de fintechs foi de 309 para 377 (22%), atestando que o ritmo da expansão continua acelerado. É o que mostra o Mapa das Fintechs, elaborado pela Finnovation em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e que contempla uma série de levantamentos realizados em países da América Latina. Contudo, o caminho a percorrer ainda é longo, já que o mercado de serviços financeiros no Brasil ainda é dominado pelos cinco maiores bancos, que detêm 80% do market share.

Segmentos

Ainda de acordo com o relatório da Finnovation, quando se leva em conta a participação no mercado, os segmentos com mais fintechs são: Pagamentos e Remessas, que responde por 25% do total; Gestão Financeira Empresarial, com 17% das soluções; Empréstimos, com 15%; Gestão Financeira Pessoal, com 8% e Crownfunding e Weealth Management, que correspondem a 7% do total, cada.

Ainda no Brasil, a maior parte das fintechs são voltadas aos serviços de banco digital, conforme aponta a Finnovation, e, entre os campeões de crescimento, estão os neo-banks brasileiros Inter, Neon e Agibank. Destaque também para empresas que oferecem contas pré-pagas como uma experiência totalmente digital, a exemplo do Nubank.

Mas o que explica a ‘revolução das fintechs’?

Um dos motivos para o crescimento está no fato de as fintechs oferecerem soluções práticas para o usuário, desburocratizando processos, a um custo muito menor que o executado pelas instituições tradicionais.

Isto reflete, por exemplo, na satisfação do cliente com este novo modelo, o que influencia diretamente em seu crescimento. De acordo com levantamento do Google, 71% dos usuários disseram estar muito satisfeitos com o serviço das fintechs. Em relação às instituições tradicionais, o índice é de 42%.

Ainda de acordo com o relatório da Finnovation, a praticidade, a flexibilidade e todos os demais diferenciais trazidos pelas fintechs nos últimos anos podem ser uma ameaça ou uma oportunidade aos bancos tradicionais, que constantemente buscam alternativas para inovar e oferecer as experiências de consumo desejáveis pelo consumidor moderno.

A cultura organizacional também se destaca entre os diferenciais. O ambiente flexível e descontraído colabora diretamente com o comprometimento dos funcionários em relação às metas e relacionamento entre empresa e consumidor. A razão disso é uma estrutura com menos burocracia e marcada pelo dinamismo em suas atividades, resultado de uma filosofia que “busca desenvolver novas ideias, a fim de obter lucro e escalabilidade em um panorama de incertezas, tendo inovação como norte”, conforme aponta Luana Schellemberg, autora de uma pesquisa sobre o tema na PUC-Rio.

Em relação à gestão, as fintechs são em sua maioria administradas por profissionais qualificadas e empreendedores. Segundo dados do Catálogo Fintechs 2018, da Abintech em parceria com o Sebrae, 97% dos líderes de fintechs são formados, pós graduados, mestres ou doutores. Mais de 45% possuem entre 30 e 39 anos e 70% já havia tido outra empresa antes.

Sobre a Foregon

A Foregon acredita na simplicidade e na transparência das relações, por isso descomplica os bancos. A Foregon, uma fintech certificada com o selo “Great Place to Work”, é especializada em criar conteúdo e ferramentas simples e inteligentes que ajudam o consumidor a ter progressos financeiros, permitindo que ele encontre e consiga o produto financeiro que mais se encaixa no seu perfil. A empresa compara cartões de crédito, contas digitais, cartões pré-pagos, contas investimento e muito mais, auxiliando o usuário de forma descomplicada e transparente. A Foregon é o seu portal de produtos financeiros.

Deixe um comentário