Estamos vivendo um momento em as pessoas buscam por novos padrões de produção e consumo para contribuir com um mundo mais sustentável. Existe um cuidado maior com o descarte e com o ciclo dos produtos e é aí que a economia circular ganha força dentro de empresas e inspirando novos negócios. A marca goiana Renove Home, que trabalha apenas com desapego de móveis e peças de decoração, é um exemplo deste mercado que só cresce e agora ganhou até mesmo um espaço no shopping da capital.
A loja que abre as portas a partir desta quinta (20), em um espaço de 40 metros quadrados no primeiro piso do Bougainville, em frente à entrada principal, é resultado do trabalho criterioso e dedicado da empresária Fernanda Fleury, da nutricionista Nicole Seronni e das arquitetas Marina e Mayara Cardoso. “Tínhamos apenas um showroom com peças menores, mas o novo espaço tem um layout bem estratégico e as pessoas poderão conhecer um pouco de cada categoria”, explica a empresária Fernanda Fleury.
Além de estender o tempo de uso dos produtos, a proprietária da loja conta que a loja carrega a também a missão de ressignificar objetos que podem contar uma nova história em diferentes locais.
“Muitos desapegam por necessidade, alguns por transformação, outros por inovação, mas com certeza, cada peça que analisamos trazemos para a Renove Home, é vista com muito carinho e como uma atitude de renovar, reusar e ressignificar”, conclui ela.
Na loja física, o cliente também poderá ter acesso a outras peças da Renove Home com a ajuda da tecnologia e também está previsto o lançamento de um marketplace da marca ainda para este semestre.
“Ampliar o nosso mix de lojas com uma marca inovadora como a Renove Home que trabalha com uma curadoria e análise técnica de seus produtos, nos traz muita satisfação. Acreditamos que o público do shopping vai gostar da novidade”, comenta a head de marketing do Bougainville, Amanda Starling.
Curiosidades sobre o crescimento da economia circular
A Suécia pretende ser um líder ecológico tornando-se neutra em carbono até 2045 e foi lá que inaugurou, em 2015, o primeiro shopping center do mundo totalmente dedicado a dar vida nova a itens usados. Dados recentes do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) mostram que a economia circular deve movimentar 1 trilhão de dólares mundialmente na próxima década.
Protocolos de segurança e horário de funcionamento
O Shopping Bougainville continua seguindo todos os protocolos de saúde e segurança adotados pela administração desde o início da pandemia, como o controle do acesso de clientes, disponibilização de álcool em gel, uso obrigatório de máscara e distanciamento social. O Shopping Bougainville está aberto ao público de segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos, das 14h às 20h.