Relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o chamado Global Report, diz que 53% de todos os negócios no Brasil são comandados por Microempreendedores Individuais (MEIs), que em dez anos de regulamentação no País e já superou a casa dos 8 milhões de inscritos segundo dados do governo federal.
A alimentação é um dos negócios explorados no segmento e envolve os confeiteiros, que tem habilidade para fazer delícias como bolos, brigadeiros, cupcakes e outras saborosas quitandas. Em sua maioria, eles começam o negócio dentro de casa, contando apenas com o seu talento, mas sem experiência em gestão. Para ajudá-los a se profissionalizar, o grupo goiano Marajoara Alimentos acaba de lançar a campanha “A Casa de Bolos Marajoara”.
A proposta é ensinar gratuitamente a esses microempreendedores como calcular os preços de venda de seus produtos, montar estratégias de divulgação e vendas pelas redes sociais, como calcular as calorias das porções, entre outros temas. O programa irá também ensinar várias receitas altamente vendáveis e de baixo custo. Quem participar do programa poderá ainda compartilhar receitas que serão selecionadas para integrar um livro de receitas que será divulgado nacionalmente. Os cursos serão ministrados via internet e para inscrições são gratuitas pelo endereço eletrônico.
Para o presidente do Grupo Marajoara Alimentos, André Luiz Junqueira, contribuir com a qualificação dos microempreendedores da alimentação beneficia toda a cadeia produtiva. “A sustentabilidade econômica, um princípio que defendemos, consiste em gerar o desenvolvimento para todos do segmento por meio o crescimento saudável que vem por meio da profissionalização”, destaca.
O mercado da confeitaria é um dos que mais cresce no País. Para se ter uma ideia, dentro das padarias, o bolo é o quarto item mais vendido, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip). Já de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), o nicho de doces gourmet tem registrado nos últimos anos um crescimento médio anual de 20%, o dobro da produção de chocolates.
Sobre a Marajoara
Com 31 anos de mercado, a Marajoara Alimentos iniciou sua produção com queijos e manteiga. Desde 1997 o parque industrial da empresa está instalado no município goiano de Hidrolândia, a pouco mais de 30 quilômetros de Goiânia. Neste mesmo ano a Marajoara começou a produzir o Leite Longa Vida -UHT. Em 2005, o achocolatado e o creme de leite passaram a incorporar a linha de produtos; assim como o leite condensado, em 2009.
Crédito da foto: Divulgação