Por Sucena Hummel
Promover uma melhoria do ambiente de negócios e facilitar a rotina dos profissionais da contabilidade também é uma das premissas da minha gestão à frente no Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO).
Lutamos para defender as pautas da classe e juntos temos alcançado grandes conquistas. Recentemente, tivemos um pleito atendido pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), que institui um grupo de trabalho permanente vinculado às atividades contábeis da administração pública.
Este grupo, do qual faço parte, juntamente com demais representantes do CRCGO, tem como intuito juntar forças e visões, tanto por parte técnica da Sefin quanto pelo nosso conhecimento de causa, que estamos atuando diariamente. Essa pauta foi uma conquista sobretudo da Comissão de Valorização Profissional do Conselho, que atuou de forma eficaz para que conseguíssemos levar e debater as pautas da classe contábil junto a Prefeitura.
Meus sinceros agradecimentos a pessoa do prefeito Rogério Cruz e do secretário Vinícius Henrique Pires, pela sensibilidade em compreender o papel do contador para a melhoria do ambiente de negócios e viabilizar essa parceria.
Seremos o elo entre a Sefin e os contribuintes. Nós levaremos as principais demandas e fragilidades à pasta, enquanto que a Secretaria poderá compreender melhor e tomar medidas cabíveis para solucionar as solicitações dos profissionais contábeis e dos contribuintes de modo geral.
Essa ação conjunta trará simplificação no cumprimento de obrigações tributárias e a redução nos atos processuais, como por exemplo, a redução no tempo de abertura e de baixas de empresas e facilidade na hora de realizar peticionamento eletrônico.
A nossa responsabilidade é a garantia da eficácia e eficiência aos atos administrativos desenvolvidos no âmbito do Município de Goiânia. Para isso, seremos responsáveis pelo desenvolvimento de estudos, propostas de alterações e realização de avaliações periódicas acerca do sistema processual vigente. Já a estruturação, coordenação e o acompanhamento das ações ficarão sob a responsabilidade da Sefin.
A Portaria n° 72, 14 de dezembro de 2022 foi publicada no Diário Oficial, e já está em vigor. E os benefícios dessa parceria poderão ser vistos em breve. O compromisso do Conselho é com vocês, profissionais contábeis e, assim, continuaremos sempre na luta por um exercício da profissão mais digno e eficiente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Sucena Hummel é presidente do CRCGO