O Procon Goiás alerta os consumidores para ficarem atentos à contratação de algumas empresas especializadas em assessoria financeira que prometem reduzir o valor de parcelas de financiamento de veículos, alegando não ser revisionais na justiça.
No entanto, após a contratação, os consumidores percebem que foram ludibriados, já que as empresas não conseguem a redução dos valores do financiamento e ainda assumem mais uma dívida. Em um dos casos mais recentes, registrado no último dia 4 de agosto, uma consumidora procurou o Procon Goiás após contratar a empresa para reduzir as parcelas de financiamento de uma moto.
Ela chegou a pagar a entrada de R$ 5 mil e se comprometeu com mais 35 parcelas de R$ 425, totalizando cerca de R$ 20 mil. No entanto, além de não conseguir a aprovação da redução do valor do financiamento, ela ainda teve que fazer um empréstimo de R$ 12,5 mil para pagar as prestações do veículo que estavam em atraso ou, senão, teria o bem apreendido.
Crédito para negativados
Além do refinanciamento de veículos, essas empresas também atuam em outra frente. Uma prática comum é oferecer a aprovação de crédito, por meio da contratação de empréstimos, para consumidores negativados ou com baixo score –pontuação junto à Serasa, o que é um impeditivo para a contratação de empréstimos.
Outra empresa divulga anúncios nas redes sociais oferecendo financiamento de veículos, mas depois o consumidor – que acaba lendo o contrato sem prestar a devida atenção – descobre que se trata, na verdade, de um consórcio.
Apesar de, pelos relatos dos consumidores, as empresas fazerem várias promessas verbalmente, no contrato não há qualquer garantia de aprovação de crédito, apenas declaram que vão intermediar uma negociação e apresentar a documentação junto aos bancos.
Nas cláusulas contratuais, elas também se recusam a fazer a devolução do dinheiro, além de não se responsabilizarem caso o bem seja apreendido. Os consumidores que, porventura tiverem sido prejudicados com essa contratação, podem acionar o Procon Goiás para tentarem uma negociação.
Processo administrativo
Caso não haja acordo, será aberto processo administrativo em função do descumprimento contratual dos serviços anunciados (assessoria financeira e intermediação para elevação do score). Se mesmo assim, o cliente não for reembolsado, será necessário recorrer à justiça.
De acordo com o superintendente do órgão, Alex Vaz, essa forma de contratação, que visa ludibriar o consumidor, é ainda mais prejudicial em tempos de pandemia, quando se percebe altos índices de desemprego e uma considerável perda do poder de compra da população em geral, o que acarreta no superendividamento.
O superintendente informa que encaminhará as denúncias referentes às empresas que prometem a revisão de valores de financiamento de veículos para OAB – Seção Goiás tomar conhecimento e verificar se tal conduta pode ser caracterizada como exercício ilegal da advocacia.
“Uma parcela da população, que foi diretamente impactada pela pandemia, ficou ainda mais vulnerável a fraudes e golpes. Apesar disso, é preciso ficar atento com promessas mirabolantes. Antes de contratar qualquer tipo de serviço, o consumidor deve se informar sobre o histórico e a idoneidade da empresa em questão. Também é preciso ter muita atenção na hora de assinar qualquer contrato”, afirma.
Denúncias e reclamações
Canais para denúncias pelo telefone – 151 (Goiânia) ou (62) 3201-7124 (interior)
Reclamações on-line ou agendamento para atendimento presencial: Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br).
Com informações do Procon Goiás