Prefeitura fecha acordo com comerciantes para relocação da Feira Hippie

No momento você está vendo Prefeitura fecha acordo com comerciantes para relocação da Feira Hippie

Depois de mais de 20 reuniões e 7 propostas, a negociação da Prefeitura de Goiânia com os feirantes e empresários da Região da 44 foi fechada na manhã de ontem (10), com a definição dos novos locais e horários de funcionamento das Feiras Hippie e da Madrugada durante as obras de revitalização da Praça do Trabalhador.

Previstas inicialmente para o dia 3 de junho, as obras começam nesta segunda-feira (10), mas a Feira Hippie e a Feira da Madrugada ainda funcionarão no mesmo local na primeira semana.

O Secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Fernando Santana, anunciou no final de manhã que, durante as obras, a Feira Hippie vai ocupar parte da Praça do Trabalhador.

Para acomodar as barracas, uma pista da Avenida 44, entre a Viela da 44 e Avenida Independência será interditada para o trânsito no sentido Norte/Sul. Feirantes também ocuparão o trecho da 67-A, paralelo à Avenida Independência, entre a Avenida 44 e a Goiás Norte.

Para facilitar a circulação no maior bloco da Feira Hippie, será criada uma via central entre a 44 e a Goiás Norte. A Feira da Madrugada ocupará a Viela da 44.

Segundo o secretário Fernando Santana, essa proposta atende a todos os envolvidos, feirantes, empresários e a população. “Conseguimos negociar com respeito à toda comunidade e a revitalização vai garantir uma belíssima Praça para toda a cidade e uma Feira Hippie com as condições ideais.”

A Prefeitura programa que a Feira da Madrugada comece a funcionar no novo local, a partir do dia 19, e a Feira Hippie, a partir do dia 21.

A Feira da Madrugada terá montagem das bancas após às 13 horas de quarta-feira e funcionamento de 15 horas da quarta até 23h59 de quinta-feira. Já a Feira Hippie será montada partir da 3 horas de sexta-feira, com funcionamento das 10 horas de sexta-feira até 15 horas de domingo.

Força de Segurança

A ação da Força de Segurança visa organizar a região da 44 da melhor forma possível, propiciando a adaptação dos feirantes aos novos locais com tranquilidade e menor impacto para a população. A operação envolve os serviços preliminares no local, e o trabalho informativo e educativo sobre as mudanças. Isso inclui a orientação e retirada dos ambulantes e comerciantes irregulares a partir do dia 13.

De acordo com o comandante do Grupo de Gestão Integrada do Município (GGIM), José Eulálio Vieira, o Plano de Segurança inclui a atuação conjunta da Guarda Civil Metropolitana, Policias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, equipes de fiscalização da Amma e Postura, equipes de vigilância sanitária, posturas e de sinalização e fiscalização de Trânsito.

O secretário Fernando Santana explica que, para permir o funcionamento da feira, a SMT fará intervenções no trânsito com sinalização educativa (implantação de faixas, semáforos e placas de orientação), além da proibição de estacionamento total nas Avenidas 44 e Contorno.

“A SMT vai fazer o que for necessário para garantir fluidez no trânsito e tranquilidade aos condutores”, disse Fernando Santana.

De acordo com o secretário Dolzonan Matos (Seinfra), é importante iniciar as obras o mais rápido possível, aproveitando o período de estiagem. A Prefeitura programa a entrega do novo espaço em cinco meses (novembro) com orçamento de R$ 6.8 milhões.

Nova Praça do Trabalhador

Com a reforma, a Praça do Trabalhador vai ganhar novo sistema de drenagem, banheiros públicos, sede para a associação e rádio dos feirantes e uma área para estacionamento de ônibus, carros e motos.

Com a obra pronta, a Feira Hippie voltará a funcionar na Praça, às sextas, sábados e domingos. As bancas serão uniformizadas em em metalon com 2,00 x 1,00 mts, fixadas em conjunto de 30 bancas, sendo 15 de cada lado, cobertas com lona bege com fundo branco e beirais. A Feira da Madrugada retornará às quartas e quintas.

Durante a semana funcionará na Praça um estacionamento para 1.272 vagas, contemplando todas as variáveis de veículos (carros, motos, bicicletas e ônibus).