Por Carlos Henrique Monteiro
A Internet das coisas (IoT) – do inglês Internet of Things – está relacionada com a automação dos dados porque cria todo um ecossistema conectado e inteligente. E essa conectividade permite que esses novos dispositivos sejam cada vez menores, mais eficientes e mais versáteis. O Business Intelligence (BI) permite descodificar e usar dados de forma estratégica para cada tipo de negócio. Diante da necessidade das empresas de tomar decisões de forma rápida e dinâmica, existe no mercado um software completo que permite coletar, organizar, analisar e monitorar dados de forma totalmente autônoma: a HageLab.
A goiana HageLab é um sistema chave de soluções inovadoras e sustentáveis em IoT na otimização das operações, conexão de processos e no ganho de produtividade auxiliando e minimizando a redução de perdas. A implantação da automação de monitoramento aliada junto a estratégia “BI” permite que a empresa possa oferecer vários benefícios dentro das tomadas de decisões, a partir da leitura dos dados gerados diariamente na rede.
O objetivo estratégico do “BI” é auxiliar na tomada de decisões do gestor, para orientar as ações das empresas, ou seja, permite uma visão detalhada e completa dos dados coletados e armazenados, como rota, fluxos operacionais e, no caso da HageLab, a roteirização (verificação do andamento do serviço, como o monitoramento da rota e o tempo utilizado em cada transporte).
A HageLab trabalha com monitoramento de temperatura e ativa, importante por vários motivos: eficiência, segurança, análise de dados e integridade dos dados. Na eficiência, os dados são monitorados constantemente sem a necessidade de uma intervenção humana. Na parte de segurança, identifica qualquer variação ou problemas de temperatura que podem prevenir perdas de produtos e equipamentos. Na parte da análise dos dados, os resultados podem ser usados para tomadas de decisões. E, a integridade dos dados, que minimiza a possibilidade de quaisquer erros humanos. Assim, os dados são gerados pelos dispositivos que captam e enviam automaticamente concentrando as informações em nosso sistema.
Dessa forma, com o auxílio da automação, os processos são simplificados. Diante da competitividade e de novos mercados, é possível utilizar todos os recursos tecnológicos para tomar decisões estratégicas e sustentáveis pautadas em dados reais. O software da HageLab não só permite mapear os dados mas, aliado a estratégia BI, auxilia os gestores na tomada de decisões, afinal todo processo ficou mais confiável e assertivo. Nada mais é que capturar os dados disponíveis no sistema e transformá-los em uma leitura de cenário favorável à empresa.
Em síntese, realizar o levantamento dos dados, das informações, pode aumentar os níveis de precisão das abordagens, do fluxo operacional e, claro, dos resultados do seu negócio. Portanto, você como gestor precisa investir em soluções inovadoras para sua empresa. Implantar o software da HageLab na sua organização vai permitir a tomada de decisões estratégicas, processo que exige um bom planejamento e, consequentemente, o aprimoramento das habilidades do gestor.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Carlos Henrique Monteiro é co-fundador da HageLab