Mais de 100 milhões de pessoas em mais de 90 países jogam boliche pelo menos uma vez por ano. Mais de 12 milhões de jogadores do esporte competem em organizações oficiais. No Brasil, a modalidade é vista como uma atividade de lazer e as pistas estão espalhadas, principalmente, pelas grandes cidades, em centros de esporte e lazer e até nos badalados pubs. Em Goiânia, além das casas especializadas, agora ele está também dentro dos condomínios horizontais.
O Oásis Laguna, lançamento na GO 020, será o primeiro condomínio horizontal em Goiás a ter um boliche na área de lazer. “É um equipamento para a família compartilhar da mesma diversão junta, independente da faixa etária. Por ser algo inédito, acreditamos que pode causar um processo contrário nos filhos: ao invés de sair podem preferir chamar os amigos para jogar boliche no condomínio”, detalha o diretor comercial do empreendimento, Valoni Procópio, sobre a instalação desse item no projeto, que está sendo desenvolvido pelas empresas Sobrado Urbanismo, Sousa Andrade Construtora e Tropical Urbanismo e Incorporadora.
Além do boliche, que será composto por duas pistas com medidas oficiais, com 18,20 metros de comprimento, o Oásis Laguna será um verdadeiro resort particular para seus futuros moradores. A área de lazer contará, ainda, com pistas de skate e ciclismo, um acquaplay na piscina infantil e um sports bar para os moradores e seus convidados. O residencial terá também quadras de futebol, de tênis, poliesportiva e de areia, campo society, espaço gourmet adulto e infantil, piscina, playground e academia equipada.
Saiba mais
A modalidade tem por objetivo arremessar a bola sobre a pista para atingir 10 pinos dispostos em formação triangular, derrubando o maior número deles. A partida de um jogo oficial (também chamada de “linha”) consiste de dez jogadas (“frames”). Em cada jogada, o jogador tem direito a lançar até duas bolas, podendo derrubar os 10 pinos em duas tentativas. Quando derrubam-se os 10 pinos na primeira jogada chama-se strike, e quando derrubam-se todos na segunda jogada, chama-se spare.
O boliche é um esporte reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) desde 1979, contudo, ele teve apenas uma participação nos jogos olímpicos. Foi em 1988, em Seul, na Coreia do Sul, como esporte demonstração, e apenas 12 países foram convidados para praticá-lo, um deles o Brasil, representado por Walter Costa. Nos Jogos Pan-Americanos, o boliche faz parte do calendário desde 1991, quando foi realizado em Havana, Cuba. A modalidade também tem participação nos Jogos Mundiais, que acontecem de quatro em quatro anos com esportes não olímpicos.
Talvez você nunca tenha imaginado, mas o boliche é um esporte com origens milenares, porém, com várias possíveis origens. Em 1934, uma equipe de arqueólogos britânicos descobriu várias bolas de boliche primitivas e pinos num túmulo de um menino egípcio que data de 3.200 a.C. Este é o mais antigo registro histórico que se conhece do boliche. Há estudos que mencionam um jogo, na Polinésia, chamado de “ula maika”, tido como a origem do boliche. Segundo historiadores, trata-se de um dos mais antigos esportes de bolas arremessadas, sendo considerado um irmão do bocha.
Há uma lenda ainda que relata que guerreiros de tribos antigas divertiam-se após as batalhas, usando os ossos das coxas de seus inimigos como alvos a serem atingidos. Os crânios eram lançados, colocando-se o polegar e outros dedos nas cavidades dos olhos. No Império Romano havia um jogo com o lançamento de objetos de pedra. O jogo semelhante ao boliche, era popular entre os legionários. Na Alemanha, o boliche era jogado com 9 pinos colocados em forma de losango.
Na Idade Média, o boliche era um dos jogos favoritos entre reis e soldados, inclusive foi proibido em alguns locais e períodos, para que os soldados pudessem focar em seus treinamentos. O boliche se espalhou por diversos países da Europa, tanto na grama quanto em ambientes internos. Há registros na Inglaterra, Áustria, Suíça, Holanda e Alemanha, onde a modalidade era jogada com 9 pinos colocados em forma de losango. A versão com 10 pinos dispostos na forma triangular foi criada nos Estados Unidos no século XIX.