O município de Bela Vista de Goiás passou a contar, desde a última segunda-feira (18/4), com uma política especialmente dedicada ao cooperativismo. A lei 1.980/2022, aprovada pela Câmara dos Vereadores e sancionada pela prefeita Nárcia Kelly, é fruto de uma parceria do governo municipal com o Sistema OCB/GO, que elaborou a minuta do projeto de lei. Juntos, vão realizar ações com o objetivo de integrar e promover a intercooperação entre as cooperativas da região.
O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, informa que a lei aprovada em Bela Vista já é a segunda criada com esse propósito no Estado.
“A primeira foi aprovada pela prefeitura de Goiânia e Rio Verde segue o mesmo caminho. Esse movimento de parceria com as prefeituras faz parte de nossa estratégia de ampliar o conhecimento e o desenvolvimento do cooperativismo em todo o Estado e começou com a implantação dos núcleos regionais”, explica.
Nos dias e semanas dedicadas ao cooperativismo, o Sistema OCB/GO será parceiro dos prefeitos e de suas equipes na realização de várias ações focadas no modelo cooperativo, principalmente aquelas referentes aos princípios da educação, formação, informação e interesse pela comunidade.
Em setembro do ano passado, em solenidade na sede da OCB/GO, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, sancionou a Lei nº 10.658, de autoria do ex-vereador Denício Trindade, que institui a Semana do Cooperativismo no Calendário Municipal Oficial de Eventos de Goiânia, em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo. A programação comemorativa será realizada na semana que antecede o primeiro sábado do mês de julho de cada ano.
Na ocasião, o presidente do Sistema OCB/GO também entregou ao prefeito a minuta do projeto de lei com as sugestões de diretrizes para a Política Municipal de Apoio ao Cooperativismo (Lei Geral do Cooperativismo). É um conjunto de ações voltadas ao incentivo de atividades cooperativistas e de seu desenvolvimento em Goiânia, com a finalidade de estimular a geração de trabalho e renda e o desenvolvimento sustentável.
Bela Vista
Entre as diretrizes previstas na Política Municipal do Cooperativismo de Bela Vista destacam-se o incentivo à forma cooperativa de organização social econômica e cultural em seus diversos ramos; o estímulo às atividades cooperativas já existentes no município; fomento à constituição de novas cooperativas por meio da qualificação, orientação técnica, incubação de empreendimentos e assistência educativa.
Dentre outras ações, Luís Alberto Pereira também aponta a proposição de inclusão do estudo e da cultura da cooperação e do empreendedorismo nas escolas do município. Outra medida é a inclusão do Dia Municipal do Cooperativismo no Calendário Oficial de Eventos de Bela Vista de Goiás, a ser realizado no dia 13 de junho de cada ano.
A prefeita Nárcia Kelly explica que era um desejo antigo e que a ideia foi sugerida e apoiada pelo presidente do Sistema OCB/GO e pelo superintendente do SESCOOP/GO, Jubrair Gomes Júnior.
“Unimos essas sugestões e estamos muito felizes, pois acreditamos que a partir de agora o cooperativismo será mais pujante no nosso município”, afirma Kelly.
As seis cooperativas em atividade em Bela Vista de Goiás têm grande importância para a economia do município. Além da Cooperabs, estão estabelecidas na região outras duas da agropecuária, Cooperbelgo e Coapil (que é de Piracanjuba, mas tem filial no município), duas de crédito, Cresol e Sicoob, e a Cooperbela, de reciclagem.
Rio Verde
O município de Rio Verde deve ser o próximo a criar lei que institui a Semana do Cooperativismo, com programação de atividades voltadas para a promoção desta forma solidária de empreender. A minuta do PL que a institui no Calendário Municipal Oficial de Eventos de Rio Verde foi entregue neste ano ao prefeito, que, além de abraçar a ideia, anunciou a criação do Museu do Cooperativismo na cidade, em parceria com o Sistema OCB/GO.