A realização de projetos em conjunto entre empresas do setor da construção civil tornou-se mais frequente para enfrentar as adversidades dos últimos anos de crise econômica, em especial entre 2015 e 2017. Porém, com o País retomando a rota de ascensão, essas parcerias devem seguir no mercado. Essa é a avaliação do engenheiro e incorporador Paulo Silas Ferreira, diretor comercial da Sim Engenharia.
“O fortalecimento das parcerias entre incorporadoras é uma tendência que veio para ficar, pois tem ajudado as empresas da área da construção civil a enfrentarem as dificuldades de uma economia que segue em recuperação. Por meio dessas parcerias, diminui-se os riscos do negócio”, avalia o empresário.
A principal obra da Sim Engenharia, o Kingdom Park Residence, é fruto de uma parceria de sucesso da empresa com a MA Incorporadora e a J Virgílio Imóveis. O residencial de luxo, que está sendo construído na região do Setor Bueno, em Goiânia, promete ser um novo marco arquitetônico para a cidade. Lançado em 2016, o empreendimento será a mais alta torre residencial da Região Centro-Oeste, com 175,09 metros em relação ao nível da rua e 180,71 metros em relação ao segundo subsolo. Localizada próxima ao Parque Vaca Brava, a edificação trará verdadeiras mansões nas alturas com apartamentos de 482 metros quadrados. A previsão de entrega é para dezembro deste ano.
Acompanhando o movimento de ascensão do setor imobiliário e fortalecendo parcerias que deram certo em novembro de 2017, a Sim Engenharia, a J Virgilio Imóveis e a CGA Construtora lançaram o Residencial Best Bueno, um compacto de padrão superior, localizado numa das áreas mais nobres de Goiânia. Na semana do lançamento, o empreendimento teve cerca de 70% de suas unidades comercializadas, o que, segundo Paulo Silas, foi um claro sinal de uma retomada do mercado, que deve se intensificar em 2019. Dados de um recente estudo da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO) certificam essa tendência citada pelo diretor da Sim Engenharia, apontando um crescimento de 26% no número de lançamentos, na comparação entre 2018 e 2017.
Com a retomada das vendas já no ano passado, o Paulo Silas enfatiza sua perspectiva de que a economia brasileira e o mercado imobiliário vão melhorar ainda mais. “Nossas vendas cresceram 20% em 2018 e os distratos foram todos revendidos. Para mim, esse é um claro sinal de que 2019 promete ser ainda melhor”, avalia. Em sintonia com essa perspectiva, a Sim Engenharia planeja lançar neste primeiro semestre de 2019 mais um empreendimento residencial, com apartamentos de 115 metros quadrados, com três suítes plenas, no Setor Marista, ao lado da Academia Bodytech. Assim como o Kingdom Park Residence, esse novo projeto é fruto de mais uma parceria, desta vez com CGA Construtora, H3 Participações, Mil Participações e J. Virgílio Imóveis.
Para o segundo semestre, outro lançamento já está programado. Será no Jardim Atlântico, próximo ao Sesc Faiçalville. “Também para este projeto devemos contar com parcerias importantes que ajudarão a elevar o nível de qualidade do nosso empreendimento”, diz Paulo Silas.