Para fazer o setor hoteleiro crescer com humildade e transparência

No momento, você está visualizando Para fazer o setor hoteleiro crescer com humildade e transparência

Empreender verdadeiras mudanças exige humildade, determinação, capacidade de articulação e gestão, além de muito foco. Partindo dessas características, que estão em minhas raízes e história de vida, nos meus 10 anos no mercado hoteleiro é que me lanço agora ao desafio de presidir a Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), a primeira candidata mulher nos 82 anos da entidade.

A empreitada é gigantesca e os desafios são inúmeros. Entre 2015 e 2017 cerca de 7 mil estabelecimentos do ramo de hospedagem fecharam as portas, o que é um péssimo cenário para o setor hoteleiro, mas também para a economia brasileira como um todo, já que o turismo é responsável por 8,1% do PIB nacional. Esse é o primeiro e principal desafio: fazer o ramo hoteleiro crescer novamente, voltar a ser rentável e atrativo para investimentos.

Basicamente, reverter situações adversas é o que tenho feito em minha carreira profissional no setor. Foi assim que assumimos a administração do Ecologic Ville Resort em Caldas Novas. À época o resort tinha uma inadimplência de cerca de 90% de seus compromissos, e a totalidade dos sócios investiam sem retorno. Conseguimos reverter a situação e em alta temporada chegamos a faturar R$ 4,5 milhões e os sócios não precisavam mais pagar taxas de condomínios, além dos lucros que percebiam.

Uma das ideias centrais para reverter a situação e fazer os negócios crescerem novamente é regulamentar o Airbnb em todo o país, como fizemos pioneiramente em Caldas Novas. Com essa regulamentação da plataforma estimularíamos sobremaneira o ramo de hotelaria e hospedagem e teríamos maior capital circulando, contribuindo para o crescimento.

Para enfrentar essa empreitada de renovação e de unificação do nosso setor, tenho como candidato a vice-presidente em nossa chapa o querido amigo Nerleo Caus de Souza, com vasta experiência no setor de hotelaria, com passagem pela presidência da ABIH em 2015, e com grande conhecimento em políticas públicas voltadas para a hotelaria. Além de uma diretoria altamente qualificada com hoteleiros expressivos, presidentes e ex presidentes de ABIHs Estaduais e um Conselho Fiscal com nomes experientes e de grande respeito. Nossa ideia é reunificar nacionalmente a ABIH e o vasto ambiente hoteleiro.

Para isso atuaremos com seriedade, competência, muita humildade e completa transparência de gestão, com prestação de contas e criação de conselhos representativos. E que coloque no centro de nossa reflexão os meios necessários para o crescimento do nosso setor. Os desafios são enormes e estamos prontos para enfrentá-los.

Deixe um comentário