Pandemia impacta Natal dos brasileiros: 95% cortaram gastos e 77% diminuirão convidados

Você está visualizando atualmente Pandemia impacta Natal dos brasileiros: 95% cortaram gastos e 77% diminuirão convidados
Entrevistados pela Toluna responderam sobre as mudanças nas comemorações do Natal (Foto: Divulgação/Toluna)

Uma pesquisa da Toluna, empresa que fornece insights em tempo real sobre os consumidores, realizada com 839 pessoas de todas as regiões do Brasil, constatou que 63% dos entrevistados irão mudar a forma como comemoram o Natal. Já 28% dos respondentes não mudarão a forma das festividades e 8% não sabem. 

Por conta da pandemia, a recomendação dos órgãos de saúde é que as festas de Natal não tenham aglomerações e mantenham protocolos de segurança. A situação alterou os planos de muita gente: 49% responderam que não irão viajar por conta da pandemia, 40% não viajariam mesmo sem pandemia e 11% não cancelaram seus planos de viagem. 

Os entrevistados foram questionados se diminuirão a quantidade de convidados para as festividades: 77% afirmaram que diminuirão a quantidade de convidados em relação aos anos anteriores, 21% manterão o mesmo número de pessoas e 1% disseram que aumentarão a quantidade de pessoas nas festividades.

Entre os entrevistados, 68% passarão o Natal em casa com a família que moram junto, 18% visitarão familiares em suas casas, 10% terão comemorações por conferência de vídeo e 2% se reunirão com amigos. 

Nas festas de Natal, os brasileiros preparam a tradicional ceia para a família. A pesquisa questionou sobre como será a refeição dos entrevistados: 74% farão algo especial para o jantar, 15% terão uma refeição comum, 5% encomendarão a refeição do restaurante e 2% pedirão comida via aplicativos. 

Os presentes são a alegria do Natal e os entrevistados foram questionados sobre para quem comprarão presentes esse ano. 51% presentearão os filhos, 50% darão presente ao parceiro, 49% para os pais, 25% aos irmãos e 20% aos sobrinhos. Já 10% não darão nada por conta da pandemia e 6% não têm o hábito de presentear. 

O hábito de ir às compras para o Natal teve alterações por conta da pandemia. Por isso, 52% dos entrevistados comprarão os presentes através do comércio eletrônico, 38% comprarão no shopping, 28% comprarão para retirar em lojas físicas, 16% comprarão em lojas físicas que entregam em casa e 12% comprarão em pequenos comércios. 

Os entrevistados foram questionados sobre a antecedência que fizeram as compras de Natal. 35% compraram na primeira quinzena de dezembro, 30% compraram antes de dezembro, 12% fizeram as compras no último final de semana antes do Natal, 3% comprarão na véspera e 1% comprarão só depois do Natal. 

A pesquisa também investigou quais serão os presentes mais comprados neste Natal. 73% dos participantes darão roupas e acessórios, 45% perfumes e cosméticos, 39% brinquedos e jogos, 36% calçados, 19% livros, discos e filmes, 15% equipamentos eletrônicos e 12% presentearão com um celular. 

A crise econômica que chegou junto com a pandemia de Covid-19 também pode ser observada nas despesas com presente: 43% afirmaram que gastarão menos no presente, 33% o mesmo que no ano passado e 20% gastarão mais.

Entre os entrevistados que gastarão menos no presente esse ano, 95% afirmaram que diminuirão o valor gasto por conta da pandemia. 

A pesquisa da Toluna foi realizada entre os dias 16 e 18 de dezembro de 2020, com 839 pessoas das classes A, B e C, segundo critério de classificação de classes utilizado pela Abep – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa, onde pessoas da classe C2 tem renda média domiciliar de R$ 4.500 por mês. Estudo feito com pessoas acima de 18 anos, de todas as regiões brasileiras, com 3 pontos percentuais de margem de erro e 95% de margem de confiança.

Sobre a Toluna

A Toluna fornece insights em tempo real sobre os consumidores na velocidade da economia sob demanda. Ao combinar a escala global e a experiência local com tecnologia inovadora e design de pesquisa premiado, ajudamos os clientes a explorar o amanhã, agora. A Toluna é a empresa controladora da Harris Interactive Europe e da KuRunData. Juntos, elas se esforçam para levar o campo da pesquisa de mercado para um amanhã melhor. Para mais informações, visite tolunacorporate.com.

Deixe um comentário