O Sistema OCB/GO e a Prefeitura de Goiânia iniciaram, nesta quinta-feira (23/6), diálogo para uma parceria que pode garantir até R$ 150 milhões em financiamento para as micro e pequenas empresas e cooperativas de Goiânia. O tema foi discutido pelo presidente da entidade, Luís Alberto Pereira, e o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) em reunião com as lideranças do Fórum das Entidades Empresariais de Goiás.
A parceria proposta abrange, além da Prefeitura, a Associação de Garantia de Crédito de Goiás (GarantiGoiás) e cooperativas de crédito, com a criação de um fundo próprio da Prefeitura de Goiânia a ser aplicado em créditos aos empreendedores na capital. O prefeito determinou aos secretários municipais Silvio Sousa (Desenvolvimento Econômico) e Vinícius Henrique Alves (Finanças) que iniciem estudos para avaliar a viabilidade da proposta apresentada pelo presidente do Sistema OCB/GO.
A GarantiGoiás começou a operar em 2019, para ajudar empresas goianas a acessar créditos para investimentos ou capital de giro. Até 2021, beneficiou 429 empresários. O fundo é fruto de uma parceria de 12 entidades goianas, que são suas mantenedoras: Fecomércio, Fieg, Facieg, FCDL, Faeg, Faje, Acieg, CDL Goiânia, Acia, Adial, Sindilojas Goiás e OCB Goiás.
Viaduto
O presidente do Sistema OCB/GO também fez ao prefeito de Goiânia outra reivindicação, que é uma demanda antiga de comerciantes, trabalhadores e moradores da região do Jardim Goiás: que seja dada solução definitiva aos alagamentos no viaduto da Avenida H, frequentes durante o período chuvoso.
Durante a reunião com o prefeito Rogério Cruz, as demais entidades do Fórum Empresarial apresentaram suas respectivas demandas, com destaque para a melhoria da mobilidade no Centro de Goiânia e o relacionamento com a Agência Municipal do Meio Ambiente, com o intuito de buscar de forma constante a diminuição da burocracia. “As demandas foram tratadas de forma muito objetiva, saímos confiantes da reunião e já marcamos a data do próximo encontro, dia 19 de agosto, na Fecomércio, para avaliação do andamento dos pleitos e apresentação de novas demandas do setor produtivo, para que sejam avaliadas pelo prefeito Rogério Cruz e seus secretários”.