OCB/GO e Prefeitura de Goiânia debatem o Projeto Cooperativismo na Escola

Você está visualizando atualmente OCB/GO e Prefeitura de Goiânia debatem o Projeto Cooperativismo na Escola
O objetivo é inserir, nas disciplinas tradicionais, os temas empreendedorismo e cooperativismo nas escolas (Imagem de klimkin por Pixabay)

O Programa Cooperativismo na Escola, lançado em dezembro do ano passado e que terá início em breve na Rede Estadual de Ensino de Goiás, também deve ser replicado na rede municipal de ensino de Goiânia. O ponto de partida para que essa ideia se concretize foi a reunião remota realizada na tarde de ontem (17/03) entre o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira; o superintendente do SESCOOP/GO, Jubrair Júnior; e o secretário municipal de Educação (SME), Marcelo Ferreira da Costa. Também participaram Gislaine Lelis, coordenadora de Formação Profissional do SESCOOP/GO, Diogo Oliveira, coordenador de Relacionamento Institucional do Sistema OCB/GO, e Denício Trindade, secretário executivo da SME.

O objetivo é inserir nas disciplinas tradicionais os temas empreendedorismo e cooperativismo nas escolas. Luís Alberto Pereira informou ao secretário da Educação de Goiânia que o material didático já foi desenvolvido para o programa já iniciado em âmbito estadual, necessitando apenas de uma adaptação.

“A ideia é que os professores ministrem esses temas dentro das matérias tradicionais, a exemplo de matemática, geografia e outras. Queremos evoluir nesse propósito, até chegarmos ao ponto de constituir cooperativas mirins dentro das escolas”, afirmou.

Levar esses temas para as crianças da rede municipal, despertando-as para a cooperação e o empreendedorismo, trará ganhos importantes para a formação dos alunos e que tendem a ser diferenciais ao longo de suas trajetórias profissionais. O secretário municipal Marcelo Costa afirmou que não vê nenhuma dificuldade em trabalhar os temas propostos pelo Sistema OCB/GO, principalmente se cada professor, dentro de sua disciplina, fizer exercícios com essa abordagem em suas aulas. “Imagino que, dentro da escola de tempo integral, nós conseguiremos, inicialmente, ter muito mais sucesso, por termos tempo e espaços dedicados a essas questões,” disse.

Marcelo Costa acredita que o processo pode ser iniciado em forma de convênio e, num segundo momento, pensar em uma legislação que legitime o programa, transformando-o em uma prática definitiva.

“Vejo essa iniciativa com muito bons olhos. Acho que o empreendedorismo é um dos temas que deveriam sempre constar nos currículos, assim como a educação financeira. Os alunos que têm acesso a eles se tornarão pessoas que terão muito mais ferramentas para exercitar a cidadania em outras opções que não sejam, apenas, as da carreira acadêmica”, enfatizou.

O presidente do Sistema OCB/GO afirmou que é exatamente esse o objetivo do programa proposto ao governo do município. “Queremos chegar ao ponto de ensinarmos os alunos a montar e a administrar uma empresa. No nosso caso, uma empresa cooperativa”, frisou.

Superintendente do Sescoop/GO, Jubrair Júnior, por sua vez, apresentou ao secretário municipal as etapas já superadas no estabelecimento do convênio com o governo de Goiás, que será a base para a realização do programa proposto à Prefeitura de Goiânia. “Já vamos iniciar a formação dos professores, de forma online e, em seguida, implementar a didática, construída com a professora Denise Crespo, que já elaborou outras metodologias em nível nacional e é muito experiente”, afirmou.

O secretário de Educação de Goiânia concordou em criar um grupo de trabalho formado por representantes da sua pasta e do Sistema OCB/GO. “É esse mesmo o caminho para que sejam alinhadas as tratativas e definir em que locais será feita a implantação do programa, para selecionar os professores, começar o trabalho teórico e, em seguida, partir para a implantação prática”, orientou.

Este post tem um comentário

Deixe um comentário