Crédito a juros compatíveis com a atividade agrícola e maior capilaridade na distribuição de recursos. Essas foram as principais reivindicações nos discursos do presidente do Sistema OCB/ GO, Luís Alberto Pereira, e de Márcio Lopes de Freitas, presidente da OCB Nacional, durante a abertura da Tecnoshow Comigo, ontem (04/04) em Rio Verde.
O presidente do Sistema OCB/GO celebrou o retorno da Tecnoshow, após dois anos de suspensão, em razão da pandemia de Covid-19, e reforçou o apelo para que a questão do crédito rural seja vista com a devida sensibilidade pelo governo federal e instituições financeiras.
“O setor agropecuário vive um bom momento, mas precisa ser atendido com recursos para que não haja retrocesso, por isso reforçamos esse pedido, assim como cobramos o repasse do percentual de 10%, por parte do Banco do Brasil do montante do Fundo Constitucional do Centro Oeste (FCO) para as cooperativas de crédito, garantidos legalmente, e também a solução, via Condel, da questão relativa aos financiamentos do FCO para investimento das cooperativas do agronegócio para que possam ampliar sua capacidade de armazenamento e produção”, frisou.
Márcio Lopes de Freitas comparou o agronegócio a um caminhão bitrem em uma longa subida, reiterando que não se pode deixar faltar combustível para que essa máquina produtiva continue funcionando e ajudando o País a se livrar dos efeitos da crise provocada pela pandemia de Covid-19.
Sobre o desempenho do cooperativismo em Goiás, o sexto no ranking nacional, Márcio Lopes destacou a pujança das cooperativas do agronegócio e, atrelado a ele, o ramo crédito, conquista que atribui ao profissionalismo na gestão e investimentos em tecnologia e profissionalização.
O principal tema abordado pelo presidente da Comigo, Antonio Chavaglia, em seu discurso de abertura, foi, igualmente, a reivindicação de maior disponibilidade de crédito a juros adequados à realidade do produtor rural. O dirigente solicitou ao presidente Jair Bolsonaro que se junte aos produtores rurais nessa luta.
Antônio Chavaglia comemorou o retorno da Tecnoshow Comigo após dois anos de paralisação e destacou a importância das vacinas na superação da crise sanitária.
“Agora precisamos que haja oferta de crédito com juros adequados à realidade do setor, temos uma instituição oferecendo taxas de juros mais baixas, mas e os outros bancos, por que não o fazem. Precisamos fazer essa mensagem chegar ao presidente da República e ao presidente do Banco Central”, conclamou.
Em sua fala, o governador do Estado de Goiás Ronaldo Caiado destacou que as crises no setor são frequentes, o que justifica a necessidade de representação legítima do agronegócio para que a classe rural seja ouvida. Sobre a feira de tecnologia rural promovida pela Comigo, Ronaldo Caiado afirmou que a Tecnoshow mostra que Goiás pode chegar nesse momento a ser o segundo maior produtor nacional de grãos, alcançando uma produção de 30 milhões de toneladas e até mais. “Graças ao que estamos vendo aqui, estamos criando no produtor rural algo que nenhum outro Estado conseguiu construir, que é a capacidade de alcançar altas produtividades por hectare”, destacou.
A solenidade de abertura contou com a presença do governador Ronaldo Caiado, o presidente da Alego, Lissauer Vieira, o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, além de várias outras autoridades e representantes de instituições, como o presidente da Comigo, Antonio Chavaglia, o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, o presidente da OCB nacional, Márcio Lopes de Freitas, e o superintendente do SESCOOP/GO, Jubrair Gomes Júnior.
Maior feira de tecnologia agrícola da região Centro-Oeste e uma das maiores do Brasil, a Tecnoshow Comigo foi oficialmente aberta hoje, em sua 19ª edição. A feira, que mostra a força do cooperativismo nos ramos agrícola e de crédito, segue até o dia 8 de abril e deve movimentar R$ 3,8 bilhões e atrair cerca de 120 mil visitantes, conforme a expectativa dos organizadores.
Serviço: 19ª Tecnoshow Comigo 2022
Data: 4 a 8 de abril de 2022
Local: Centro Tecnológico Comigo (CTC) – Rio Verde (GO) – Rod. GO-174, km 252, Zona Rural
Horário: das 8 às 18 horas