OCB defende melhores condições de financiamento para atividade agrícola

No momento você está vendo OCB defende melhores condições de financiamento para atividade agrícola
OCB defende melhores condições de financiamento para atividade agrícola (Divulgação)

Crédito a juros compatíveis com a atividade agrícola e maior capilaridade na distribuição de recursos. Essas foram as principais reivindicações nos discursos do presidente do Sistema OCB/ GO, Luís Alberto Pereira, e de Márcio Lopes de Freitas, presidente da OCB Nacional, durante a abertura da Tecnoshow Comigo, ontem (04/04) em Rio Verde.

O presidente do Sistema OCB/GO celebrou o retorno da Tecnoshow, após dois anos de suspensão, em razão da pandemia de Covid-19, e reforçou o apelo para que a questão do crédito rural seja vista com a devida sensibilidade pelo governo federal e instituições financeiras.

“O setor agropecuário vive um bom momento, mas precisa ser atendido com recursos para que não haja retrocesso, por isso reforçamos esse pedido, assim como cobramos o repasse do percentual de 10%, por parte do Banco do Brasil do montante do Fundo Constitucional do Centro Oeste (FCO) para as cooperativas de crédito, garantidos legalmente, e também a solução, via Condel,  da questão relativa aos financiamentos do FCO para investimento das cooperativas do agronegócio para que possam ampliar sua capacidade de armazenamento e produção”, frisou.

Márcio Lopes de Freitas comparou o agronegócio a um caminhão bitrem em uma longa subida, reiterando que não se pode deixar faltar combustível para que essa máquina produtiva continue funcionando e ajudando o País a se livrar dos efeitos da crise provocada pela pandemia de Covid-19.

  Sobre o desempenho do cooperativismo em Goiás, o sexto no ranking nacional, Márcio Lopes destacou a pujança das cooperativas do agronegócio e, atrelado a ele, o ramo crédito, conquista que atribui ao profissionalismo na gestão e investimentos em tecnologia e profissionalização.

O principal tema abordado pelo presidente da Comigo, Antonio Chavaglia, em seu discurso de abertura, foi, igualmente, a reivindicação de maior disponibilidade de crédito a juros adequados à realidade do produtor rural.  O dirigente solicitou ao presidente Jair Bolsonaro que se junte aos produtores rurais nessa luta.

Antônio Chavaglia comemorou o retorno da Tecnoshow Comigo após dois anos de paralisação e destacou a importância das vacinas na superação da crise sanitária.

“Agora precisamos que haja oferta de crédito com juros adequados à realidade do setor, temos uma instituição oferecendo taxas de juros mais baixas, mas e os outros bancos, por que não o fazem. Precisamos fazer essa mensagem chegar ao presidente da República e ao presidente do Banco Central”, conclamou.

Em sua fala, o governador do Estado de Goiás Ronaldo Caiado destacou que as crises no setor são frequentes, o que justifica a necessidade de representação legítima do agronegócio para que a classe rural seja ouvida.  Sobre a feira de tecnologia rural promovida pela Comigo, Ronaldo Caiado afirmou que a Tecnoshow mostra que Goiás pode chegar nesse momento a ser o segundo maior produtor nacional de grãos, alcançando uma produção de 30 milhões de toneladas e até mais. “Graças ao que estamos vendo aqui, estamos criando no produtor rural algo que nenhum outro Estado conseguiu construir, que é a capacidade de alcançar altas produtividades por hectare”, destacou.

A solenidade de abertura contou com a presença do governador Ronaldo Caiado,  o presidente da Alego, Lissauer Vieira, o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, além de várias outras autoridades e representantes de instituições, como o presidente da Comigo, Antonio Chavaglia, o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, o presidente da OCB nacional, Márcio Lopes de Freitas, e o superintendente do SESCOOP/GO, Jubrair Gomes Júnior.

Maior feira de tecnologia agrícola da região Centro-Oeste e uma das maiores do Brasil, a Tecnoshow Comigo foi oficialmente aberta hoje, em sua 19ª  edição. A feira, que mostra a força do cooperativismo nos ramos agrícola e de crédito, segue até o dia 8 de abril e deve movimentar R$ 3,8 bilhões e atrair cerca de 120 mil visitantes, conforme a expectativa dos organizadores.

Serviço: 19ª Tecnoshow Comigo 2022

Data: 4 a 8 de abril de 2022

Local: Centro Tecnológico Comigo (CTC) – Rio Verde (GO) – Rod. GO-174, km 252, Zona Rural

Horário: das 8 às 18 horas

Site: www.tecnoshowcomigo.com.br

Deixe um comentário