Novas configurações de escritórios influenciam na produtividade e melhoram imagem das empresas

No momento você está vendo Novas configurações de escritórios influenciam na produtividade e melhoram imagem das empresas

A imagem de escritórios cheios de salas ou divisórias que separam os núcleos de colaboradores e impõem a famosa hierarquia nas empresas está ultrapassada. As novas configurações dos espaços de trabalho têm despertado as organizações para a necessidade de investir em ambientes colaborativos e integrados, de modo a estimular a criatividade dos funcionários e propiciar conforto tanto a eles quanto aos clientes. Inserir-se nessa nova realidade é imprescindível para as empresas que buscam crescer no mercado.

As estações de trabalho compartilhadas passaram a ser incorporadas nesse contexto com objetivo de melhorar a interação entre os colaboradores, facilitando a troca de ideias e o alcance do resultado. A existência de espaços para pausas e descanso, o uso de plantas, iluminação natural e cores mais aconchegantes também foram absorvidas pelas empresas para transmitir aos colaboradores a sensação de se estar em um ambiente similar às suas próprias casas, já que passam a maior parte de suas rotinas no trabalho.

A psicóloga clínica Rosângela Montefusco aponta que as tendências em voga estão muito ligadas à retomada de valores, como a transparência. “Nesse aspecto entra a ausência de paredes, a possibilidade das pessoas se colocarem de forma mais visível, ambientes limpos e esteticamente mais apurados. Tudo isso funciona aquietando a mente e garante maior harmonia para a convivência, assim como facilita a conexão entre as próprias pessoas e com o espaço”, caracteriza.

Em busca de se adequar às novas configurações dos espaços de trabalho, a Opus Incorporadora aproveitou para renovar a imagem em sua nova sede. Mais ampla, inspirada nos headquarters das grandes empresas de tecnologia, a empresa traz espaços compartilhados que favorecem a criatividade e produtividade. A sede conta com um open espace que abriga a diretoria e as equipes de todos os departamentos da empresa. Há também um lounge que funciona como área de trabalho flexível e compartilhada, para reuniões internas ou com clientes.

“Nossa ideia foi criar um ambiente que aproximasse o espaço de trabalho do de uma casa; amistoso, aconchegante e, ao mesmo tempo, mais casual sem perder a elegância. Foi pensado de uma forma que tanto os clientes quanto os colaboradores possam usá-lo trabalhando, mas sem a formalidade e o rigor daqueles tradicionais ambientes de trabalho. Para isso, inserimos plantas, obras de arte, trabalhamos uma iluminação mais natural. Tudo projetado para transmitir uma atmosfera muito saudável. O lounge pode ser usado para uma reunião de trabalho como também para uma confraternização, celebração de um aniversário”, detalha o arquiteto Leo Romano, responsável pela projeção do lounge da nova sede da Opus.

Atmosfera criativa

Permitir que os seus colaboradores se sintam felizes e confortáveis, como se estivessem em casa. Partindo dessa premissa, a EBM Desenvolvimento Imobiliário tem na sua filosofia de trabalho a busca por mais fluidez nos espaços corporativos e, assim, proporcionar maior integração entre os colaboradores. “Nós temos um cuidado de promover o relacionamento entre os departamentos, para criar mais aproximação, desde o administrativo até o setor de vendas”, explica o gerente comercial e de marketing, Ademar Moura, sobre o reflexo desse bem-estar na produtividade da equipe.

Na incorporadora, faz sucesso a chamada ‘Sala Zen’, espaço que permite aos colaboradores um momento de relaxamento durante os intervalos ao longo do dia. Além disso, a empresa mantém o olhar atento à contemporaneidade, buscando salas equipadas com itens modernos e estruturas de qualidade que, inclusive, contribuam para estimular a criatividade dos funcionários. “Os departamentos na EBM não são divididos por salas, mas sim em estações de trabalho, de modo que os gestores se sentam juntos da equipe. Nós percebemos que isso quebra qualquer rigidez na comunicação e na rotina de trabalho”, explica Ademar.

Nesse contexto, a psicóloga Rosângela Montefusco levanta a importância do acolhimento e do conforto, ligados intrinsecamente à liberdade. “Esses novos modelos de ambientes apostam em cores vivas, texturas estimulantes e na possibilidade das pessoas se sentirem mais à vontade. Assim, trabalhar se torna uma experiência agradável, favorável, produtiva e criativa. E sempre que a mente cria, ela comemora. Esses novos espaços atraem as pessoas, pois refletem esses momentos de produtividade e alegria”, afirma.

A agência de comunicação Kasane 360 também se atentou ao formato dos escritórios modernos e investiu em ilhas de trabalho que integram equipes de diferentes núcleos. O uso de iluminação natural, cores alegres e espaço para pausa dos colaboradores são características da empresa. O diretor de arte Luís Fernando Pagliaro enxerga que esses novos formatos facilitam o trabalho, como ocorre na agência.

“Trabalhando em ilhas compartilhadas existe agilidade no feedback e auxílio com expertises que não estariam ao alcance de forma tão simples. Uma coisa é você mandar um e-mail de trabalho para alguém da equipe, a outra é poder acionar a pessoa e já trocar uma ideia ali. Os lounges de descanso acabam servindo como ótimos pontos para pequenas reuniões, quando precisamos fazer um brainstorm rápido, deixando, inclusive, as pessoas mais descontraídas do que uma sala de reunião”, avalia.

** Na foto: Inspirada nos headquarters das grandes empresas de tecnologia, Opus Incorporadora traz espaços compartilhados que favorecem a criatividade (Divulgação).

Deixe um comentário