Há 14 anos, a CAOA, um dos maiores conglomerados de produção e distribuição de veículos da América Latina, inaugurava em Anápolis (GO), com mais de 1,2 bilhões de investimentos próprios, a CAOA Montadora de Veículos.
A CAOA começou a atuar no Brasil em 1979 e, em 1999, firmou a parceria com a Hyundai. O sucesso entre o público brasileiro levou a empresa a inaugurar, em 2007, a fábrica em Anápolis para a produção da camioneta Hyundai HR. Mais tarde passaram a sair das linhas de montagem o SUV sucesso de vendas Tucson, o caminhão leve HD78 e o IX35.
Em 2016, a CAOA Montadora iniciou a produção do SUV New Tucson no Brasil e a fábrica passou a produzir o Tucson, IX35 e New Tucson, fazendo com que o Brasil fosse o único país a ter comercializado as três gerações da família ao mesmo tempo.
Já em 2017, iniciou a produção do caminhão leve HD80, desenvolvido para ampliar os atributos de qualidade, economia, manutenção e custo-benefício do seu antecessor, o HD78.
Com o início da cooperação estratégica entre a CAOA e a Chery, assinado em 2017, a planta da CAOA Montadora passou a produzir também os SUVs da CAOA CHERY: Tiggo 5x, Tiggo 7 e Tiggo 8.
Desenvolvimento
A CAOA Montadora está inserida no Distrito Agroindustrial de Anápolis e colabora com o desenvolvimento econômico regional. Atualmente, a empresa emprega diretamente mais de 1,5 mil colaboradores, sendo que 92% desse total são da região e muitos deles fazem parte do quadro de funcionários desde 2007, participando de todos os grandes marcos produtivos da fábrica.
Além dos empregos diretos, a montadora é responsável por cerca de 25.000 indiretos. Ela ocupa uma área de 172 mil m² e tem capacidade para montar 115 mil veículos por ano.
Desde o início das suas operações, a CAOA Montadora investe em projetos inovadores. Uma das grandes preocupações é cuidado com o meio ambiente e, em 2013, a fábrica adotou uma nova tecnologia de membranas para o tratamento dos efluentes que proporciona o total reuso dos tratados para a irrigação de áreas verdes, nos vasos sanitários, em limpezas de pátio, gerando economia de água potável.
Além disso, a fábrica realiza a captação de água de chuva, que posteriormente também é utilizada na irrigação dos 113 mil metros quadrados de áreas de verdes no entorno das edificações, principalmente nos períodos de seca. Todas estas ações em conjunto com o trabalho de conscientização e educação ambiental dos colaboradores levaram a empresa a reduzir em 50% o consumo de água potável.
Este programa de gestão de água na fábrica levou a CAOA a receber o Prêmio CREA Goiás de Meio Ambiente em 2018.
Outro destaque é a gestão dos resíduos sólidos que a empresa faz no dia-a-dia priorizando a sua destinação para a reciclagem ou aproveitamento energético.
A CAOA Montadora recebeu em 2019 a certificação na norma ISO 14001:2015, norma que especifica os requisitos para um Sistema de Gestão Ambiental em empresas, por controlar os impactos ambientais e cumprir os requisitos das legislações ambientais aplicáveis ao processo de fabricação e montagem de veículos automotores.
Pesquisa e Inovação
Já em 2020, a fachada do Centro de Pesquisas e Eficiência Energética (CPEE) da Montadora recebeu a instalação de Filmes Fotovoltaicos Orgânicos (OPV), se tornando, então, uma superfície inteligente capaz de produzir energia limpa. A fachada do prédio agora conta com uma área de cerca de 850m² da solução Sunew GLASS™️, que são filmes fotovoltaicos orgânicos encapsulados em vidro, fazendo dessa a maior fachada de vidro com OPV do mundo, e a segunda maior instalação de OPV do planeta.
Inaugurado em 2015, o Centro de Pesquisas e Eficiência Energética é resultado de um investimento de R$ 130 milhões, viabilizados também com recursos próprios. O local proporciona a realização de ensaios de emissões, homologação e calibração de motores movidos a gasolina, etanol e diesel.
Futuro
Em anúncio recente a CAOA formalizou seu plano de investimentos de R$ 1,5 bilhão na planta de Anápolis. O plano já começou a ser colocado em prática com a chegada de um novo turno de trabalho afim de suprir o crescimento de geração de 2 mil novos empregos diretos e 25 mil empregos indiretos.
“Além disso, projetamos 10 novos lançamentos, entre modelos novos e renovação dos atuais, introdução de tecnologias de eletrificação e também a possibilidade do início de produção de uma nova marca”, explicou o CEO da CAOA, Mauro Correia.
Segundo o CEO da CAOA, este projeto engloba ainda a atração de empresas satélites quando a produção anual da CAOA Montadora ultrapassar as 100 mil unidades, potencializando a geração de empregos diretos e indiretos. A previsão de investimentos contempla não somente a área de manufatura, novos produtos e investindo em Pesquisa, valendo-se principalmente da qualificadíssima mão-de-obra da região. O projeto prevê também a manutenção de investimentos em Marketing, no Pós-Venda da CAOA e ainda na ampliação de sua Rede de Concessionárias para uma maior capilaridade na Distribuição.