O Mini Gentilezas retorna com força total no Shopping Gallo. Implantado em agosto deste ano durante as obras do mall, que abriu as portas no início de novembro na região da Rua 44, no Centro de Goiânia, o projeto consiste na arrecadação de produtos de higiene em geral, principalmente aqueles em formato reduzido não utilizados em hotéis ou avião, com logística e distribuição para pessoas em situação de rua. Na época, a pausa na ação social se deu pelo aumento do ritmo das obras de conclusão do centro de compras que agora quer aproveitar o aumento do fluxo de clientes que vão às compras neste final de ano.
A iniciativa é realizada pela ONG Argilando, do Rio de Janeiro, e abraçada nos quatro cantos do planeta. No Shopping Gallo, a ação social é permanente e vai envolver clientes, colaboradores, parceiros, hotéis da região e lojistas. “A responsabilidade e o engajamento social compõem os principais pilares que sustentam o centro de compra, como propor melhorias na qualidade de vida das comunidades em que estamos inseridos. Esta é apenas mais uma das ações desenvolvidas pelo Shopping para auxiliar quem precisa”, destaca a coordenadora de Marketing do shopping, Láira Machado.
Para o projeto podem ser doados pequenos itens como shampoo, condicionador e hidratantes. A campanha também incentiva a doação de produtos de higiene que não são disponibilizados em hotéis, como espuma para barbear, desodorante, hidratante, aparelho de barbear descartável, pasta de dente, escova de dente, sabonete, absorvente, lenços de papel e papel higiênico. Sachês e amostras grátis também são bem-vindos.
As doações depositadas nos pontos de coleta distribuídos pelos corredores são encaminhadas mensalmente para a central da cidade, que faz a triagem: contagem, entrega de forma equilibrada aos parceiros e relatórios mensais. A central distribui os kits para os projetos cadastrados, que realizam o trabalho direto com a pessoa em situação de rua. Atualmente dois grupos em Goiânia são atendidos pela iniciativa e, com a nova parceria do Shopping Gallo, outros poderão contar com essa ajuda, como o Invisível GO, que aguarda na lista de espera.
O Shopping Gallo também é um parceiro ativo do Mini Gentilezas ao se tornar um investidor gentileza. O centro de compras possui uma cota de participação anual, valor que auxilia a ONG na diluição dos custos de manutenção entre os investidores e, assim, conseguir manter o impacto e capilaridade do projeto.
Láira lembra que o shopping está instalado em uma região que possui uma grande quantidade de pessoas em situação de rua. “Não podemos fechar os olhos. É uma forma de contribuir com os projetos que dão assistência a elas”, justifica. De acordo com um levantamento elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) de 2016, a partir de dados disponibilizados por 1.924 municípios via Censo do Sistema Único de Assistência Social (Censo Suas), existiam cerca de 102 mil pessoas em situação de rua naquele ano.
Para quem quiser deixar sua contribuição, o ponto de coleta já está montado no 2º piso do Shopping Gallo, situado à Avenida Independência, no Centro de Goiânia. O horário de atendimento de segunda a quinta-feira, das 8 às 19 horas, e na sexta-feira e sábado, das 6 às 19 horas.