Mercado pet: Uma moda literalmente animal

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Com uma população de 132 milhões de animais domésticos, segundo o IBGE, o mercado pet no Brasil não toma conhecimento da atual crise econômica. Em 2018, o setor movimentou mais de R$ 20 bilhões, quase 10% (9,8%) a mais que em 2017. A cifra alçou o País ao posto de segundo maior consumidor do mundo de itens pets, ultrapassando o Reino Unido pela primeira vez e ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que detém 50% do mercado. Os dados são da consultoria Euromonitor, especializada em pesquisas de mercado.

Os números acima traduzem a relação de forte afetividade que os brasileiros têm com seus animais domésticos, em especial cães e gatos que são considerados como filhos por muitos. Assim, quem tem “filhos de quatro patas” não querem vê-los apenas bem alimentados e saudáveis, mas também bonitos. Por isso cresce no Brasil o promissor mercado da moda pet, que já chegou, inclusive, a um dos maiores polos de moda e confecção do País, a Região da 44, em Goiânia. A empresária Waldirene Gles tem dez anos de atuação no segmento e é proprietária da única loja no Estação da Moda Shopping voltado à moda pet, a Cantinho do Cachorro. Ela conta que começou a vender roupas inspiradas na sua cadela Mel, uma poodle de 14 anos, que ela considera como filha.

Ela oferece modelos diversos para cachorros, gatos, hamsters, porquinhos da índia e até saguis o que inclui peças como vestidos, bermudas, bonés, calcinhas, e até peças personalizadas para ocasiões especiais. “Já produzi muitas roupas de noiva para cachorrinhas que participaram do casamento da mamãe delas”, revela a lojista que confecciona muitas de suas peças sob encomenda.

De acordo com Waldirene, o mundo fashion animal segue várias tendências e estilos, mas não abre mão de uma coisa: o conforto para os bichinhos. “Em nossas peças usamos malha fria e algodão, porque são as mais bem aceitas pelos animais e não causam alergia na pele. As roupas também não podem limitar o movimento dos bichinhos, por isso o modelo e tamanho deve ser adequados. A roupinha não podem ser larga e nem apertada demais”, explica a comerciante, que em sua loja conta até mesmo com um provador para os bichinhos.

Para confeccionar suas peças a lojista do Estação da Moda Shopping busca informações dos animais de estimação para propor os melhores produtos. “Cada raça tem uma especificidade. Não dá para colocar qualquer roupa num cão ou gato de pêlo longo ou acima do peso. Nesse caso, por exemplo, oriento a usar uma bandana para dar uma opção para o dono e para o pet”, explica Waldirene.

Estilos

Do casual, passando pelo lazer e até os momentos solenes, respeitando-se as condições de conforto do animal, os modelos seguem a criatividade do estilista e dos donos dos pets. Conforme Waldirene, os modelos mais procurados são os de passeio, como camisas de algodão, bermudas jeans, vestidos estilo bonequinha com laço e gola e coletes de tecido sintético e jardineiras. Para as ocasiões especiais, uma das peças mais pedidas são os smokings para cães machos os vestidos de noiva bordado, com direito a aplicação de tule, renda e até véu. “Muitos clientes procuram esses modelos para os casamentos. Elas querem que os pets acompanhem eles, inclusive neste dia especial”, conta a empresária.

Na linha “geek”, ela criou peças como vestido da mulher maravilha, macacão do Super Homem e Incrível Huck. Os vestidos com laços e tecido estampado também estão entre os mais procurados e trazem mais charme e elegância para as fêmeas, enquanto os bodys com colete e gravata conferem formalidade para os pets machos. A empresária também desenvolve peças para períodos comemorativos como carnaval, festa junina e Natal. “Para essas épocas, a procura é grande também, principalmente no Natal, onde os donos buscam vestidos de mamãe noel e conjuntinhos de papai noel”, revela a lojista que aumenta em 50% o volume de vendas da loja no mês de dezembro.

Toque especial

Segundo a lojista do Estação da Moda, os acessórios são um capítulo a parte no universo fashion animal. As opções são inúmeras, bandanas, bonés, laços variados, colares com pingentes e até piercings adesivos que dão um charme a mais na composição dos looks.

Dona de uma Shitzu de dois meses, a estudante Bruna Evelin, 17 anos, é uma das novas clientes de Waldirene. Ela diz que não abre mão de um acessório na hora de embelezar sua “filha”. “Sempre compro algo para amarrar o topete dela, além de ficar lindo, evita que os pêlos fiquem caindo e cobrindo os olhos”, conta a estudante.

Sobre o Estação da Moda

Inaugurado em 2007, o Estação da Moda é um complexo de atacado, varejo de moda e serviços. O shopping abriga mais de 350 lojas em funcionamento, praça de alimentação, um hotel executivo com 215 apartamentos e está situado no maior pólo de confecção e moda da Região Centro-Norte, e o segundo maior do Brasil, a Região da 44.

Recentemente, o Estação da Moda Shopping ampliou seu foco de atuação oferecendo também serviços como os cursos da Faculdades Estácio de Sá, cuja a sede em Goiânia funciona dentro complexo e um posto de vistoria credenciado pelo Detran de Goiás.

** Crédito da foto: Cantinho do Cachorro / Reprodução

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