O McDonald’s reforça seu compromisso com a inclusão dos jovens no mercado de trabalho formal e estima gerar cerca de 18 mil empregos somente em 2019 no país, cerca de 20% a mais do que no ano de 2018.Com isso, a companhia reafirma seu papel social ao oferecer oportunidades de emprego e capacitação.
“Temos orgulho de sermos reconhecidos como uma das empresas que mais gera oportunidades de trabalho para jovens no país. Cerca de 90% de nosso quadro de funcionários no Brasil é formado por colaboradores de até 25 anos. E são eles, os jovens, a quem confiamos o nosso negócio com o objetivo de trazer comida de qualidade, sabor e experiência extraordinária aos mais de 2 milhões de clientes que todos os dias escolhem nossos restaurantes para fazer suas refeições”, afirma Paulo Camargo, presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados, maior franquia independente do McDonald’s no mundo, com atuação em 20 países da América Latina e Caribe.
Em 2018, a Arcos Dorados deu a 15 mil jovens brasileiros a oportunidade de ingressar em um trabalho formal. Este número significa a inserção de quase 1.250 pessoas por mês e uma média de 40 novas oportunidades por dia. A empresa permite que eles aprendam normas e metodologias de trabalho em equipe, em uma operação altamente exigente e adquiram experiência relevante para um maior desenvolvimento profissional.
“Entrei no McDonald’s quando era recém chegada do Pará. Na época tinha 24 anos e a rede foi minha primeira oportunidade de emprego aqui na região. Assim que entrei era funcionária da madrugada e fiquei por um ano. Mais tarde fui promovida a Treinadora por conta do meu desempenho. Logo depois, surgiu uma vaga para Gerente de Área e eu fiquei neste cargo por três anos. Hoje tenho sete anos de companhia e sou Gerente de Plantão no restaurante do Araguaia Shopping”, comenta Leidiane Gomes da Silva.
“Cumprimos um importante papel social de capacitar esse jovem e oferecer uma carreira. O desemprego juvenil é a terceira maior problemática da América Latina e estamos comprometidos em reduzir esses números alarmantes”, diz o executivo. Nos últimos três anos, a companhia gerou, aproximadamente, 48 mil oportunidades de emprego para jovens no Brasil, entre 17 e 25 anos, e para muitos deles esta foi a primeira experiência profissional.
Devido à preocupação com a qualificação dos jovens, a empresa conta com o apoio de instituições de grande reputação, como por exemplo o Instituto Ayrton Senna, que trabalha a educação e capacitação juvenil no país.
“Por meio de parcerias público-privadas, contribuímos para o desenvolvimento da nossa comunidade ao focarmos em um dos principais desafios sociais da região, que é o desemprego juvenil. Por meio de nossos programas, assumimos a responsabilidade de colaborar ativamente para reduzir as barreiras encontradas para os jovens do Brasil conseguirem o primeiro emprego formal “, explica Marcelo Nóbrega, diretor de Recursos Humanos da Divisão Brasil da Arcos Dorados.
Uma das melhores empresas para trabalhar
No Brasil, a empresa investe R$ 40 milhões em treinamento e capacitação pessoal e foi eleita pela 19ª vez pelo Instituto GreatPlacetoWork® como uma das melhores empresas para se trabalhar na América Latina. Também está entre as 10 melhores companhias com boas práticas de gestão de pessoas na América Latina em estudo do grupo Gestão RH.
Entre os aspectos que levaram a companhia a receber este importante reconhecimento estão o excelente ambiente de trabalho, horários flexíveis, treinamento contínuo e plano de carreira oferecido aos seus funcionários.
A Arcos Dorados também promove a inclusão de grupos vulneráveis, oferecendo-lhes uma oportunidade formal de trabalho e contribuindo para o seu desenvolvimento, independência e reintegração social. “Todos são bem-vindos, quem quer começar e quem quer recomeçar. Promovemos uma cultura de trabalho que se caracteriza pelo respeito, inclusão e igualdade de oportunidades, proporcionando desenvolvimento de carreira e treinamento adequados para os jovens nos países em que atuamos”, afirma o diretor.
América Latina em números
Atualmente, a América Latina tem uma taxa de desemprego de 14% e mais de 23 milhões de jovens não estudam, nem trabalham. No Brasil, dos 33 milhões de jovens, 23% não trabalham e nem estudam e 70% dos que estão trabalhando atuam em trabalhos informais, segundos dados do IPEA do final de 2018.
Quando estes jovens saem em busca de um primeiro emprego, enfrentam algumas barreiras difíceis de superar: a necessidade de experiência prévia, uma difícil transição entre o trabalho e a escola e a falta de oportunidades e confiança na sua geração.
Neste contexto, como uma empresa comprometida com a comunidade, a Arcos Dorados assumiu a responsabilidade de colaborar ativamente para reduzir as barreiras encontradas no acesso ao primeiro emprego formal. Até 2019, a empresa planeja fornecer mais de 55 mil empregos na América Latina e no Caribe – 4,5 mil pessoas inseridas no mercado de trabalho ao mês e uma média de 140 por dia.