Mapa do emprego: por que algumas vagas não são preenchidas?

No momento, você está visualizando Mapa do emprego: por que algumas vagas não são preenchidas?
Freepik

No dia 20 de setembro, o Sistema Municipal de Emprego (Sime) de Aparecida de Goiânia estava oferendo 973 postos de trabalho, em 76 tipos de atividades. No mesmo dia, o Sistema Nacional de Emprego de Goiânia (Sine) estava disponibilizando 1.543 vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade, em 54 áreas. Com a aproximação da Black Friday e a preparação para o aquecimento das vendas de fim de ano, o mercado de trabalho também tende a expandir e oferecer mais oportunidades em todo o Brasil.

Mas a situação não é exclusiva do mercado brasileiro. Nos EUA, por exemplo, dados do Escritório de Estatísticas Trabalhistas de agosto de 2022 indicam que o percentual de pessoas empregadas está um ponto percentual abaixo do nível de fevereiro de 2020.  A falta de profissionais é mais evidente no setor hoteleiro e no setor de serviços. Vagas de lavadores de pratos, motoristas de caminhão, vendedores, garçons, agentes de aeroportos, enfermeiros domiciliares e funções semelhantes vêm permanecendo em aberto, literalmente, por anos.

10 milhões de desempregados

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgada pelo IBGE, a taxa de desemprego no primeiro trimestre de 2022, ficou em 9,1% da população economicamente ativa do Brasil. São 9,9 milhões de pessoas. Em Goiás, o número de desempregados é um pouco abaixo da média nacional, chegando a 6,8%, mas bem acima de estados como Santa Catarina (3,9%), Mato Grosso (4,4%).

O índice recorde de desemprego foi batido no auge da pandemia (1º trimestre de 2020), com 14,805 milhões de desempregados.  

Por que a conta não fecha?

De acordo a consultora em negócios e sócia da Ática Gestão, Lídia Guimarães Morais, o processo de contratação de novos profissionais esbarra muito na qualificação de habilidades não técnicas – as chamadas soft skills. Elas são complexas para se medir, como também são difíceis de desenvolver na pessoa. Já as hard skills (capacitações técnicas que podem ser comprovadas por um curso, testes, entre outros) têm ficado em segundo plano, uma vez que vivemos grandes movimentos no mercado voltados para automação de processos de trabalho, que muitas vezes leva a empresa a entender a não necessidade de capital humano em “excesso”.

Muitos estudos mostram que as principais diferenças entre pessoas e robôs estão diretamente ligadas nas habilidades socioemocionais, adquiridas a partir do desenvolvimento da inteligência emocional. “As empresas precisar ficar de olho nisso. É importante que a gestão de pessoas selecione profissionais que se conectam com os valores e negócio da instituição, bem como desenvolva os principais líderes nas habilidades de reconhecimento dos verdadeiros potenciais humanos do candidato”.

A USP/ESALQ separou 9 soft skilss que devem estar no radar das empresas: Comunicação, Gestão do Tempo, Solução de Problemas, Flexibilidade e Adaptabilidade, Lidar a com Pressão, Trabalho em Equipe, Autoconfiança, Suportar Críticas, Atitude Positiva.

Todas essas soft skills parecem óbvias, mas é necessário entender que as empresas precisam definir estratégias que promovam o desenvolvimento dessas habilidades, considerando sempre que as empresas são formadas por pessoas. E no constante movimento de mudança, as empresas são agentes de transformação de seus e negócios e de pessoas.

Algumas vagas em aberto em Goiás

  • Rápido Araguaia (transporte urbano): 126 vagas;
  • Fujioka (eletrodomésticos): 100 vagas;
  • Grupo Lagoa Quente (setor hoteleiro e imobiliário): 35 vagas
  • Opyt (provedora de internet): 21 vagas;

Como aproveitar as oportunidades

Fujioka: vendedor de tecnologia, vendedor de fotografia, fotógrafa, técnico em informática, assistente administrativo, analista de crédito e cobrança, teleoperadora, estoquista, separador de mercadorias, conferente de mercadorias

Cadastro e informações: [email protected] ou fujioka.solides.jobs

Opyt: vendedor externo (2 – Cachoeira Dourada), técnico instalador (1 – Goiânia), VENDEDOR EXTERNO (1 – Goiânia), vendedor externo (5 – Inhumas), auxiliar de instalação reparador de redes de internet (1 – Inhumas), supervisor de vendas (1 – Inhumas), técnico instalador (1 – Itaberaí), vendedor externo(1 – Itaberaí), técnico instalador (1 – Mara Rosa), técnico instalador (1 – Porangatu), atendente de loja (Alto Horizonte), vendedor externo (1 – Bom Jesus), auxiliar de instalação reparador de redes de internet (Trindade – 1), atendente de loja (1 – Santana Helena), vendedor externo (1 – Santa Helena).

Informações: cadastro em ww.opyt.net.br/trabalhe-conosco

Rápido Araguaia: mecânico, lanterneiro, lavador de veículos, eletricista de veículos, controlador de tráfego, motoristas (25 para a frota comum), motorista (60 para o novo CityBus).

Informações: odilonsantos.solides.jobs ou WhatsApp (62) 9.8523-0289

Grupo Lagoa Quente (Caldas Novas):  assistente de pré-vendas (2), atendente de hotel: (4), atendente de parque (4), auxiliar de cozinha: (2), auxiliar de jardinagem (1), chefe de cozinha (1), coordenador de vendas online (10), cozinheiro i (1), estagiário em administração (1), garçom (2), gestor de tráfego (1), maitre (1), padeiro (1), recreador (1), segurança (1), serviços gerais (3), socorrista (1), camareira (2).

Informações: lagoaquentecaldasnovas.com.br

Deixe um comentário