Livros recomendados por empreendedores de sucesso para colocar na lista de leitura de 2023

Você está visualizando atualmente Livros recomendados por empreendedores de sucesso para colocar na lista de leitura de 2023
De clássicos da literatura nacional até obras recém-lançadas sobre geopolítica internacional: confira as indicações de leitura para 2023 (Freepik)

Entre as resoluções de ano novo mais comuns, é difícil que algo ‘bata’ a trinca: fazer mais exercícios, melhorar a alimentação e cuidar mais da gestão das finanças. Segundo Um estudo da consultoria Statista, o Global Consumer Survey, são, exatamente, essas as resoluções mais citadas nos Estados Unidos para 2023.

Mas outras chegam perto como passar menos tempo nas redes sociais, reduzir o estresse no trabalho, viajar e ler mais. O Do Zero ao Topo, podcast de negócios do InfoMoney, pode dar um ‘empurrãozinho’ nesse último ponto.

Em cada episódio, os convidados, homens e mulheres por trás das maiores empresas do Brasil, são convidados a dar dicas de leitura para os ouvintes. Neste ano, os convidados sugeriram 13 biografias e 11 livros de negócios, mas houve, também muita sugestão de livros que se encaixariam em outros gêneros, como romances e clássicos da literatura até obras de não-ficção sobre espionagem internacional. Confira a lista, publicada originalmente pelo InfoMoney, abaixo.

Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis (Editora Penguin-Companhia)

Após sua morte, Brás Cubas, decide narrar ao leitor o percurso de sua vida, repleta de desencontros e amarguras. O romance trata da reflexão humana diante da sua existência e a presunçosa busca por grandeza.

“O que esse livro tem a ver com o empreendedorismo? Pode-se dizer pouca coisa [por não ser do gênero], mas a história traz a realidade da vida como ela é. Você pensar em contextos que não são apenas aqueles da tecnologia é muito bom pela criatividade e para levar para outros ambientes”, conta Stelleo Tolda, Cofundador do Mercado Livre (MELI34).

Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa (Editora Companhia das Letras)

Publicado originalmente em 1956, Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa, traz a trajetória de Jagunço Riobaldo, a violência persistente, os sonhos, amores e sua relação com o mundo. A obra foi uma das indicações de Rodrigo Galindo, chairman da Cogna (COGN3que começou a trabalhar no negócio da família aos 13 anos.

Ilíada, de Homero (Editora Penguin-Companhia)

Livro fundador da literatura ocidental que narra a tragédia de Aquiles e a Guerra de Troia. A obra é carregada dos costumes e da cultura grega de então: como se entendia a honra e a glória, a importância da hospitalidade, etc. O livro também foi uma recomendação de Galindo.

Tudo é Rio, de Clara Madeira (Editora Record)

Indicado por Marcia Esteves, CEO de uma das maiores agências de publicidade do Brasil, a Lew’Lara TBWA, o livro narra a história do casal Dalva e Venâncio, que tem a vida transformada após uma perda trágica, resultado do ciúme doentio do marido, e de Lucy, a prostituta mais depravada e cobiçada da cidade, que entra no caminho deles, formando um triângulo amoroso.

Pequeno Manual Antirracista, de Djamila Ribeiro (Editora Companhia das Letras)

Neste pequeno manual, a filósofa e ativista Djamila Ribeiro trata de temas como atualidade do racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos. O livro foi mais uma indicação de Rodrigo Galindo, da Cogna. “Estamos muito engajados no tema de diversidade e inclusão. Não é um grupo de pessoas tratando do assunto. Estamos fazendo a organização inteira viver isso. Talvez por isso eu tenha gostado tanto desse livro. Esse é um livro indispensável”, afirma Galindo.

A Alma Indomável, de Michael A. Singer (Editora Sextante)

Usando o conhecimento das antigas tradições espirituais do Oriente e do Ocidente, Michael A. Singer mostra como se libertar da tirania da mente e abandonar pensamentos, crenças e emoções que sabotam a felicidade e a autorrealização. A obra é indicada por Carlos Curioni, CEO da Elo7,

Talvez você deva conversar com alguém, de Lori Gottlieb (Editora Vestígio)

Mais uma indicação de Galindo, da Cogna, a obra foi lançada recentemente. Combinando histórias reunidas a partir de sua trajetória como terapeuta (distribuídas entre quatro personagens) à sua própria experiência como paciente, Lori proporciona um relato profundo, leve e comovente sobre a universalidade de nossas perguntas e ansiedades, e joga luz sobre o que há de mais misterioso em nós, afirmando nossa capacidade de mudar nossas vidas.

This Is How They Tell Me the World Ends, de Nicole Perlroth* (Editora Bloomsbury Publishing)

Com base em anos de reportagens e centenas de entrevistas, a repórter do New York Times, Nicole Perlroth, levanta a cortina de um mercado na sombra, revelando a ameaça urgente que todos nós enfrentamos se não conseguirmos controlar a corrida global de armas cibernéticas. O livro, ainda sem versão em português, é uma indicação de Ana Cabral-Gardner, CoCEO da Sigma Lithium. *obra sem versão à venda em português

The World crisis, de Winston Churchill* (Bloomsbury Academic)

Escrita pelo primeiro ministro do Reino Unido, que acabou levando o Prêmio Nobel de literatura, a obra é dividida em cinco (grandes) volumes e conta a história da Primeira Guerra Mundial e os eventos que levaram a ela. A indicação é de Rafael Sales, CEO da Aliansce Sonae. “Tem alguns livros que eu recomendo desde quando treinava os estagiários. E tem um livro que não tem nada a ver com negócios mas, para mim, é essencial para entender como os ciclos da economia ou sociais se repetem e tirar lições deles”, explica Sales. “É um livro grande, de seis volumes que é para ser lido ao longo de muitos anos. Tem muita informação e faz ver que algumas coisas que parecem tão difícieis podem ser superadas. A humanidade já superou desafios muito maiores”, afirma. *obra sem versão à venda em português

12 Regra para a vida, de Jordan B. Peterson (Editora Alta Books)

Neste livro, o psicólogo clínico Jordan B. Peterson, oferece doze princípios profundos e práticos sobre como viver uma vida com significado a partir de exemplos vívidos de sua prática clínica e vida pessoal. O livro é uma das indicações de Luiz Osório Dumoncel, o fundador e CEO da 3tentos.

Quem mexeu no meu queijo?, de Spencer Johnson (Editora Record)

A história é sobre quatro personagens – dois ratos e dois humanos do mesmo tamanho dos roedores que vivem em um labirinto, numa eterna procura por queijo, que os alimenta e os faz felizes. O queijo é uma metáfora daquilo que se deseja na vida, seja um bom emprego, um relacionamento amoroso, dinheiro, saúde ou paz espiritual. O labirinto é o local onde as pessoas procuram por isso: a empresa onde se trabalha, a família ou a comunidade na qual se vive. O clássico também é uma sugestão de leitura do CEO da 3tentos.

Queda de Gigantes, de Ken Follet (Editora Arqueiro)

Mais uma indicação de Dumoncel, Queda de gigantes, é o primeiro volume da trilogia “O Século”, de Ken Follett, começa no despertar do século XX, quando ventos de mudança ameaçam o frágil equilíbrio de forças existente – as potências da Europa estão prestes a entrar em guerra, os trabalhadores não aguentam mais ser explorados pela aristocracia e as mulheres clamam por seus direitos.

Os pilares da Terra, de Ken Follet (Editora Arqueiro)

No livro, que também foi indicado por Dumoncel, da 3tentos, o autor procura traçar o painel de um tempo varrido por conspirações, jogos intrincados de poder, violência e surgimento de uma nova ordem social e cultural, buscando captar simultaneamente o que acontece nos castelos, feiras, florestas e igrejas.

Nunca: O caminho para a guerra começa com um passo em falso, de Ken Follet (Editora Arqueiro)

Em seu romance, Ken Follett, narra como toda grande guerra começa com pequenos problemas não resolvidos. A leitura foi uma sugestão de Alfredo de Goeye, fundador e CEO da Sertranding.

Deixe um comentário