Indústria GSA Alimentos desenvolve projeto de musicalização em escola

No momento, você está visualizando Indústria GSA Alimentos desenvolve projeto de musicalização em escola
Parceria permite que alunos aprendam percussão com instrumentos feitos por eles com materiais descartados (Divulgação)

Latas de tinta e de refrigerante, tambores de lixo, cabos de vassouras, garrafas pet, câmeras de ar, isopor, chaves, tubos de PVC. Estes e outros materiais recicláveis se transformam em instrumentos musicais nas mãos dos alunos do Colégio Estadual Itagiba Laureano Dornelles, em Aparecida de Goiânia.

O projeto Guerreiros do Batuque é uma parceria da unidade escolar com a indústria GSA Alimentos, quem tem como objetivo a musicalização dos estudantes, contribuindo para uma educação completa.

Na escola

A música é um elemento importante,  que tem o poder de auxiliar os estudantes a desenvolverem habilidades como a criatividade, memorização, concentração e a saúde emocional. Nas aulas semanais realizadas no contraturno, os 30 alunos da oficina desenvolvem dinâmicas rítmicas e treinam as suas habilidades de percussão.

Além disso, aprendem um pouco mais sobre os cuidados com o meio ambiente e a necessidade de reciclar.  Há dois meses em andamento, o Guerreiros do Batuque começou com a coleta dos reciclados pelos alunos. Em seguida foi a confecção dos instrumentos musicais. Uma lixeira virou um tambor, latinhas são chocalhos e assim por diante.

(Divulgação)

Agora, eles aprendem um pouco mais de música, trabalho em grupo e ainda ajudou na redução do índice  da evasão da escolar . Segundo o instrutor Thiago Alves Faria, os critérios  para participação são as notas e as faltas. “De forma conjunta, trabalhamos para  recuperação de alguns alunos. Seja faltosos,  desinteressados e até mais”, explica.

As aulas são realizadas nas sextas-feiras, no período matutino, das 9h30 às 10h30 e a tarde das 14h30 às 15h30.

Parceria

A GSA é parceira da Escola do Colégio Estadual Itagiba Laureano Dornelles desde 2010, através do programa Parceiros da Educação.  A empresa faz um repasse mensal para a instituição com o objetivo de fomentar a educação  contribuindo para uma formação mais completa.

Além deste projeto, a parceria já investiu em segurança da unidade, com câmeras de segurança, instalou aparelhos de ar condicionado e data-show em todas as salas de aula, montou um novo laboratório de informática , contratou monitores e até foi responsável pela assinatura do Google for Education, uma plataforma de colaboração e produtividade do Google, desenvolvida para instituições educacionais.

Sobre a GSA

Especializada na fabricação de macarrão instantâneo, refrescos em pó, salgadinhos, mistura para sopão, pipoca para micro-ondas e misturas para bolo . Em 2018, a empresa entrou no ramo de snacks, com a produção dos salgadinhos Sanditos. Fundada em 1984, a GSA é administrada por Sandro Marques Scodro. Neste período, a empresa cresceu e adquiriu novas marcas e produtos. A GSA é responsável pelos produtos das marcas Refreskant, Sandella, Velly, Produtos Paulista, Icebel, Yolle, Sanditos, SanChips e Dona Raiz. O Grupo GSA conta com duas distribuidoras – a Vetor e o CV Goiás Distribuição.

Deixe um comentário