Recém completado um ano de operação do CityBus 2.0, a HP Transportes acaba de receber 28 novos carros, que vão incrementar a frota já existente, atualmente de 40 miniônibus. Além dos modelos já utilizados da marca Mercedes Benz, novos veículos das marcas Renault e Citroën, com catorze e oito lugares respectivamente, também passarão a fazer parte da frota e passaram a ser testados a partir do dia 20. O incremento vem cumprir o plano de consolidação e expansão do serviço que vai ocorrer em 2020. Além disso, ainda no primeiro semestre deste ano novos bairros devem ser atendidos em uma nova expansão. “Assim como as outras expansões e todas as melhorias que fizemos partiram a partir dos pedidos e sugestões dos nossos clientes, estamos estudando os setores com maiores solicitações para viabilizar a ampliação da operação”, explica Hugo Santana, diretor de transportes da HP Transportes.
Um ano de CityBus
Inicialmente em período de testes, com 15 miniônibus e abrangendo 11 bairros do centro da capital, em julho a operação do CityBus 2.0 foi consolidada com a sua primeira expansão para mais 13 bairros, passando a atender um perímetro de aproximadamente 40,8 quilômetros quadrados. Em novembro, mais cinco bairros foram contemplados com nova expansão, passando o serviço a atender uma área total de 43 quilômetros.
Durante um ano, a frota do CityBus 2.0 percorreu uma distância total de 1.172.095 quilômetros, um percurso equivalente a três idas à lua. Nesse período, estima-se que o serviço tenha retirado 6.500 veículos das ruas da capital de Goiás, já que 81% dos clientes do CityBus 2.0 vieram de modos individuais (carro, moto, apps e outros), segundo apurou pesquisa realizada por discentes de mestrado em Transportes da Universidade Nacional de Brasília (UNB), comprovando a tendência de troca de carros e transporte individual pelo serviço coletivo por aplicativo.
O serviço é avaliado pelos clientes em 4,9, numa escala de 1 a 5 estrelas. Dentre os itens mais bem avaliados estão a conduta dos motoristas, que permanece em primeiro lugar, seguido de conforto e limpeza dos miniônibus, rotas e paradas do trajeto. Além disso, 98% dos clientes indicam o serviço. A influenciadora digital Cláudia Cristina Soares de Souza, de 40 anos, conheceu o CityBus 2.0 através de reportagens na TV, e considera o serviço prático, seguro e rápido e recomenda. “Indicaria sim, principalmente para que o serviço cresça e tenha continuidade”, afirma Cláudia, que sempre o utiliza sozinha ou com o marido e os filhos.
O bancário Maurício Acedo de Aquino utiliza o serviço desde o lançamento e, após as expansões, aumentou seu número de viagens de duas para em torno de 10 por semana, para trabalho e lazer com a família. Ele considera o serviço um ótimo custo benefício por tudo que ele entrega. “Como um transporte coletivo, ele é muito bem executado, não somente pelo custo benefício. Além do conforto e conveniência, o atendimento de todos os motoristas é espetacular. Eu nunca tive ocorrência negativa, sempre fui muito bem atendido e com muita cordialidade”, considera, completando o importante papel do serviço para a mobilidade da cidade. “O serviço coletivo do Citybus 2.0 nos faz repensar ainda mais as necessidades de ter um automóvel como um bem, já que as cidades não estão preparadas para o aumento constante do transporte individual, e logo o ‘sistema de mobilidade do Brasil’, das grandes cidades, vai travar se a conscientização não mudar”.
Modelo é referência
O CityBus 2.0 é uma aposta da HP Transportes, empresa que atua no segmento de transporte público coletivo na Região Metropolitana de Goiânia, e da Via, a principal desenvolvedora mundial de transporte público sob demanda. O serviço é resultado de uma longa jornada de inovação com o objetivo de transformar o transporte público, a visão de goianiense sobre o transporte público e contribuir para a melhoria da mobilidade urbana.
A iniciativa em Goiânia tem sido referência para outras cidades no país. Em dezembro, Fortaleza implementou o TopBus +, um serviço de transporte público sob demanda, semelhante ao CityBus 2.0, e também operado pela Via. A iniciativa do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) tornou a capital cearense a segunda cidade brasileira a oferecer esse serviço.
Em abril, está prevista a implantação do CityBus DF, que inicialmente circulará na região de Samambaia, Recanto das Emas e Riacho Fundo II. A operação será feita pela Urbi Mobilidade Urbana, empresa do grupo HP Transportes. “Queremos levar para o Distrito Federal a experiência do CityBus e uma nova cultura de mobilidade. Na medida em que o nosso cliente deixa seu carro em casa e viaja conosco, pode aproveitar o tempo do percurso para trabalhar, ler, conversar, e ainda contribuir para um trânsito melhor na cidade”, explica Indiara Ferreira, diretora executiva da HP Transportes.
“Goiânia, Fortaleza e o Distrito Federal são agora três das quase 100 cidades parceiras da Via em todo o mundo que fornece transporte público sob demanda. Assim como a CMTC (Câmara Metropolitana de Transporte Coletivo), outros órgãos gestores públicos que usam a tecnologia da Via incluem o Metrô de Los Angeles, o Transport for London (TfL), o Transport for New South Wales (TfNSW), de Sydney, e o Berliner Verkehrsbetriebe (BVG) de Berlim”, pontua o co-fundador e CEO da Via, Daniel Ramot.