O Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido por derrame, é uma das principais causas de mortalidade no mundo. No Brasil, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o AVC é a principal causa de incapacidade de adultos e idosos.
O AVC acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. É uma doença que acomete mais os homens e é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo.
O diagnóstico precoce e o tratamento rápido e correto são essenciais para a redução dos riscos de sequelas e a recuperação completa do paciente. Quando se fala em AVC, cada minuto perdido pode representar uma grande diferença no sucesso do tratamento.
Quais os sintomas e como começa um AVC?
Existem alguns sinais que o corpo dá que ajudam a reconhecer um Acidente Vascular Cerebral. Os principais sinais de alerta para qualquer tipo de AVC são:
- fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo;
- confusão mental;
- alteração da fala ou compreensão;
- alteração na visão (em um ou ambos os olhos);
- alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar;
- dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.
Quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento do AVC, maiores serão as chances de recuperação completa. Desta forma, torna-se primordial ficar atento aos sinais e sintomas e procurar atendimento médico imediato.
Por isso, a Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg) conta com hospitais preparados para receber, diagnosticar e tratar pacientes com AVC, seguindo protocolos internacionais, que garantem uma assistência mais rápida e segura.
Fique atento aos sinais da doença, evite os fatores de risco, cuide-se e, sempre que precisar, procure a algum dos hospitais abaixo da Rede Ahpaceg que são referência no tratamento do AVC:
Goiânia:
– Hospital do Coração Anis Rassi
– Hospital do Coração de Goiás
– Hospital Santa Bárbara
– Hospital São Francisco de Assis
– Hospital Santa Helena
– Instituto de Neurologia de Goiânia
Aparecida de Goiânia:
– Hospital de Neurologia Santa Mônica
Anápolis:
– Hospital Evangélico Goiano
Catalão:
– Hospital Nasr Faiad
– Hospital São Nicolau
Rio Verde
– Hospital Santa Terezinha
Como prevenir o AVC?
Muitos fatores de risco contribuem para o aparecimento de um AVC e de outras doenças crônicas, como câncer e diabetes. Alguns desses fatores não podem ser modificados, como a idade, a raça, a constituição genética e o sexo. Outros fatores, entretanto, dependem apenas da pessoa e são os principais para prevenir essas doenças.
Não fumar;
Não consumir álcool;
Não fazer uso de drogas ilícitas;
Manter alimentação saudável;
Manter o peso ideal;
Beber bastante água;
Praticar atividades físicas regularmente;
Manter a pressão sob controle;
Manter a glicose sob controle.
Com informações do Ministério da Saúde