O Brasil ainda enfrenta, diariamente, a pandemia do novo coronavírus, por isso, o Sistema Hapvida deu início a uma estratégia, em todo o país, que proporciona mais conforto aos pacientes que receberam o atendimento necessário na unidade e podem terminar o tratamento da Covid-19 em casa, junto com a família: a desospitalização.
Este processo é indicado aos pacientes que podem, com aval médico, continuar o tratamento em casa. Eles contam com suporte de aparelhos e profissionais empenhados em fornecer toda a assistência necessária para a plena recuperação, como explica o Dr. Anderson Nascimento, Head da Rede Hospitalar do Sistema Hapvida.
“Contamos com suporte domiciliar, seja de oxigênio, médico, enfermagem, fisioterapia, psicologia, conforme a necessidade desse paciente. Além disso, se recuperar no ambiente familiar é muito importante para as pessoas. Isso, para nós, tem sido uma tarefa recompensadora”, expressa.
Um dos pacientes que voltou para casa foi o Marcos Antônio Pereira, 47, gerente de assistência técnica automobilística, que esteve internado durante oito dias. “Estou muito feliz e me sentindo muito bem, podendo me recuperar em casa, com todo o material técnico e com a equipe de profissionais do Hapvida. Minha recuperação está satisfatória. Hoje, já posso fazer minha caminhada, seguindo orientação do fisioterapeuta”, testemunha Marcos.
“Desempenhar esse papel é muito gratificante para todos nós. Permitimos que pacientes estejam em um ambiente muito mais acolhedor e propício para que essa fase de convalescença passe”, diz dr Anderson.
O programa de desospitalização conta, atualmente, com serviço próprio de call center, telemonitorização ativa de enfermagem, teleconsultas médicas com equipe multidisciplinar.
A Diretora Médica do Sistema Hapvida, Luciane Amaral, comemora também o sucesso do programa.
“O programa de alta hospitalar vem ajudando muitos pacientes que tiveram Covid-19 e em casos selecionados. Já atendeu clientes de várias cidades do país. Desde dezembro de 2020, em todo o Brasil, já foram 8.200 pacientes desospitalizados pelo programa – só em Goiás foram 699 – com apoio multidisciplinar e integral, a luta contra a Covid-19 vai além do atendimento hospitalar, chegando na casa do paciente, onde possibilita uma reabilitação acelerada e humanizada”.
Mesmo com todo o suporte, é preciso continuar mantendo a rotina de cuidados, como manter o distanciamento social, usar máscara ao sair, lavar as mãos e usar álcool gel.