Codego inicia restauração do Cavalhódromo de Pirenópolis com mão de obra local

Você está visualizando atualmente Codego inicia restauração do Cavalhódromo de Pirenópolis com mão de obra local

Respeitando todas as medidas de combate à proliferação do novo coronavírus (Sars-CoV-2), o Governo de Goiás, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), iniciou as obras de restauração do Cavalhódromo de Pirenópolis, a Arena Multiuso Ulisses Jayme, na cidade turística a aproximadamente 120 quilômetros de Goiânia.

O andamento da obra foi possível graças a um acordo entre o presidente da Codego, Marcos Cabral, e o prefeito João Batista Cabral, conhecido como João do Léo. A empresa ganhadora da licitação, contratada pela Companhia, admitiu apenas mão de obra local para executar a revitalização. Em função da Covid-19, decreto municipal restringiu o acesso ao município apenas aos moradores e seus familiares.

“O prefeito se mostrou muito sensível e preocupado e, juntos, estamos tomando todos os cuidados para dar andamento às obras sem trazer prejuízos para a população e trabalhadores. Além de todo o significado do Cavalhódromo e da festa para o município, conseguimos criar empregos para a população pirenopolina durante esta crise. Torcemos para que essa situação passe e que a celebração seja realizada o mais rápido possível. Enquanto isso, trabalharemos para deixar tudo pronto para a comemoração”, destacou o presidente da Codego, Marcos Cabral.

Este ano as tradicionais Cavalhadas de Pirenópolis, ponto alto da Festa do Divino Espírito Santo, completariam 200 anos. A festa religiosa seria realizada entre o fim de maio e início de junho, mas teve que ser suspensa por conta da pandemia. Mesmo assim, a intenção da Codego é entregar a obra em no máximo dois meses.

A Companhia investe aproximadamente R$ 2 milhões na restauração do Cavalhódromo, que sofre há anos com um problema crônico de infiltração nas arquibancadas, passarelas e rampas de acesso, que causa danos às instalações inferiores. Além disso, foram constatadas patologias estruturais, instalações hidrossanitárias deficitárias, rede elétrica com problemas, esquadrias danificadas e erosões ao fundo da arena.

Nesta segunda-feira (18/5), equipes estão mobilizadas para recuperar a ferragem exposta e a arquibancada, que recebe serviço de impermeabilização com um manta geotêxtil. Ainda nesta semana será realizado o plantio de grama, além de pintura e iniciado o processo de drenagem superficial e profunda.

Sobre a Codego

A Companhia de Desenvolvimento de Goiás (Codego) é uma empresa de economia mista sob controle acionário do Estado e tem por objetivo a promoção do desenvolvimento econômico mediante o desempenho de atividades de fomento para diversificação da economia, geração de empregos e renda e preservação do meio ambiente.