Por Juscimar Ribeiro
Na minha atividade profissional viajo muito, sempre tenho compromissos em grandes centros como Sampa, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, e uma das coisas que mais me orgulham é ouvir em outras terras de como nós goianos somos queridos e como gostam do nosso Estado e de nossa gente.
De fato, nós goianos temos uma forma peculiar de receber. Nossas casas são abertas aos amigos e familiares, fazemos e cultivamos novas amizades e as incorporamos.
As belezas naturais de Goiás e as belezas construídas chamam mesmo a atenção.
Temos goianos ilustres, em todas as áreas profissionais, na cultura, nas letras, nas artes… E isso nos estimula a querermos dar continuidade a essa contribuição dos goianos ao Brasil e ao mundo.
Gosto muito de um texto do grande escritor Goiano José Mendonça Teles:
“Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.”
Hoje estou em Brasília, pedaço nosso dado ao Brasil, e daqui a pouco volto para “o Goiás”, graças a Deus. Nesta coluna, no portal Goiânia Empresas, vou recordar, relembrar e evoluir em debates sobre a nossa goianidade, detalhes da cultura e dos movimentos da sociedade goiana em todos suas épocas. Espero tê-lo como leitor.