Goiânia é 2° principal destino do país para compra de vestuário e calçados, diz IBGE

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O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (21) a pesquisa Regiões de Influência das Cidades (Regic) 2018, a qual mostra que município de Goiânia apresenta o segundo maior índice de atração para o comércio de vestuário e calçados do país, atrás apenas de São Paulo. Além disso, o arranjo populacional de Goiânia também polariza o maior número de municípios (161) exercendo atratividade para compras de vestuário e calçados em todo o país.

A capital de Goiás também se destaca como polo nas compras de móveis e eletroeletrônicos, sendo o principal destino de 88 municípios não só goianos como também dos estados do Pará, Tocantins e Mato Grosso. O Arranjo Populacional de Goiânia apresenta o quarto maior índice de atração do país, atrás  apenas dos Arranjos Populacionais de São Paulo/SP, Belo Horizonte/MG e Fortaleza/CE.

Ainda segundo a Regic 2018, os deslocamentos destinados ao Arranjo Populacional de Goiânia apresentam uma média de 403 km, atraindo consumidores de Tocantins, sudeste do Pará, norte de Mato Grosso e oeste da Bahia, dentre outros.

Mapa mostra deslocamento para compras de vestuários e calçados (Agência IBGE de notícias)

Sobre a pesquisa Regiões de Influência das Cidades 2018

O estudo tem como objetivo identificar quais cidades funcionam como polos comerciais para compra de roupas, calçados, móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. O resultado foi antecipado para contribuir com diagnósticos do impacto econômico da Covid-19.

Com o isolamento social atual, houve mudanças no padrão geográfico de consumo por causa da redução da atividade comercial e de restrições de deslocamentos entre municípios. De acordo com o gerente de Redes e Fluxos Geográficos do IBGE, Bruno Hidalgo, a pesquisa pode contribuir para fazer diagnósticos mais detalhados de impacto específico para essas cidades que funcionam como centros comerciais. Em breve, o IBGE lançará dados detalhados.

Saiba mais sobre a Regic 2018 com o vídeo abaixo:

Com informações da Agência IBGE de Notícias | Foto: Avenida 44 em Goiânia, um dos principais polos de moda da cidade (Reprodução/Jornal O Popular)

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