Goiânia encerrou 2023 com uma variação de 2,40% nos preços de artigos de limpeza, a 3ª maior do ano no Brasil, entre 10 regiões metropolitanas e outras 6 capitais analisadas no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. É o que apontam os resultados de dezembro e do acumulado de 2023, divulgados hoje pelo IBGE.
Na comparação com as regiões metropolitanas de Rio Branco (AC), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Recife (PE), e com as também capitais Campo Grande (MS), São Luís (MA) e Aracaju (SE), além de Brasília (DF), Goiânia só ficou atrás de Salvador (2,77%) e Rio Branco (2,56%). Na média nacional, os preços de artigos de limpeza variaram 1,22% em 2023.
Especificamente em dezembro, Goiânia teve a 4ª maior alta do país nos preços de artigos de limpeza. No mês passado, os valores desses produtos subiram 0,36% na capital, em relação a novembro. Goiânia ficou atrás apenas do Rio de Janeiro (0,73%), Porto Alegre (0,49%) e Belo Horizonte (0,38%). Na média nacional, os artigos tiveram queda de -0,10%.
O consultor em artigos de higiene e limpeza Rafael Gonçalves avalia que a alta nos preços em Goiânia, sobretudo em dezembro, foi provocada pelo aumento na demanda. “É um mês em que as famílias têm um orçamento maior e, por isso, fazem compras mais vultosas, reforçando na dispensa os estoques também de produtos de limpeza”, argumenta Rafael. Ele é CEO da Aqualis Soluções, empresa de Goiânia que distribui produtos de higiene e limpeza e de estética automotiva.
Segundo o IBGE, o IPCA considera as famílias com rendimento monetário de 01 a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte de renda.