A maratona de inovação GO!Coop 2 teve a sua primeira etapa realizada no fim de semana (dias 28 a 30/04), com 20 equipes, no espaço Inovacoop, na sede do Sistema OCB/GO, em Goiânia. Durante os três dias de atividades, foram desenvolvidos projetos voltados para as áreas de educação, gestão, meio ambiente, cooperativismo e plataformas digitais, entre outras.
O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, destaca que a instituição faz um grande esforço no sentido de promover a cultura da inovação no meio cooperativo. Para tanto, desenvolve diversas ações que possam inspirar e despertar os colaboradores das cooperativas para o tema, buscando melhorar os processos internos e as condições de produção.
Luís Alberto considera que o GO!Coop 2 já pode ser considerado um projeto bem-sucedido, em sua segunda edição. “Conseguimos reunir, durante o fim de semana, colaboradores com ideias inovadoras, que surgiram nas nossas cooperativas. Após uma série de etapas, que envolvem mentoria, desenvolvimento e trilhas de conhecimento, os idealizadores dos melhores projetos terão a oportunidade de fazer, no fim deste ano, uma viagem de aprendizado ao Silicon Wadi, o polo de inovação de Israel”, anuncia o dirigente.
Emília Rosângela, analista sênior de Inovação do Sebrae Goiás, entidade parceira do GO!Coop 2, considerou muito produtiva a primeira etapa da maratona de inovação. “Constatamos uma evolução nos projetos, chegando aos protótipos de aplicação. Foi um momento muito rico e de aprendizado, pois todas as equipes contaram com mentorias e capacitações. Na próxima etapa, de pré-aceleração, será dado um maior aprofundamento na gestão, na composição das equipes e na distribuição das funções”, explica.
Maratona
O GO!Coop 2 tem como objetivo promover o desenvolvimento de soluções e empreendimentos que promovam uma das quatro dimensões de inovação: produto, processo, marketing e inovação organizacional. É voltado para colaboradores, cooperados e dirigentes de coops goianas registradas na OCB/GO.
Nessa segunda edição, inicialmente, 56 equipes se inscreveram, das quais 20 foram selecionadas para participar do hackathon, durante os três dias de evento. Cada equipe conta com três participantes, totalizando 60 representantes de cooperativas.
Nesta primeira etapa do GO!Coop 2, 16 equipes participaram até o final e foram selecionadas para seguir nas próximas etapas: curso de pré-aceleração de startups (em maio, junho e julho), curso de elevator pitch (4 de agosto), demo day (5 de agosto) e divulgação do resultado da seleção das quatro equipes vencedoras (5 de agosto).
Cada uma das equipes teve a inclusão de um desenvolvedor do Senac Goiás. Os desenvolvedores das cinco equipes com melhor pontuação nesta fase ganharam do Sebrae Goiás uma viagem para participar do Summit Florianópolis. Trata-se de uma premiação paralela, apenas para essa etapa e somente para os desenvolvedores.
Participaram da primeira etapa da GO!Coop 2 o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, o superintendente do Sistema OCB/GO, Jubrair Gomes Caiado, o gerente de Soluções do Sebrae Goiás, Víctor Costa, e o diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto.
A banca de avaliação foi composta pelo professor Celso Camilo, da CEIA – UFG; Igor Montenegro, da Qualitatis; Emília Rosângela, analista do Sebrae-GO; Nana Caê, mentora do ecossistema e Gabriel Schimchak, gestor de Inovação do Senac-GO (Senac Infinite).