Fintech Astana Pay aposta em soluções inovadoras e segmentadas para crescer

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Alberto Barbo é CEO da Astana Pay (Divulgação)

O desenvolvimento de soluções inovadoras é não somente um diferencial para as fintechs, como também seu mecanismo de defesa frente à acirrada competição do mercado. O Fintech Mining Report 2019 apontou a existência de 550 empresas no Brasil. Por isso, desenvolver soluções para nichos de mercado que, usualmente, não recebem atenção das instituições financeiras tradicionais virou um caminho para crescer.

Um dos desafios para as fintechs é descobrir novas formas de facilitar o acesso ao crédito e a soluções financeiras para setores ainda não atendidos amplamente pelo sistema bancário e para a parcela da população desbancarizada. Serviços financeiros inclusivos, ligados às necessidades locais, ainda são um nicho a ser explorado.

De olho neste mercado, nasceu o Astana Pay, que se diferencia pelo uso da inteligência artificial para análise de riscos nos serviços financeiros, garantindo ao cliente informações que o ajude a gastar melhor, a investir com qualidade e a alavancar seus projetos.

O Astana Pay atenderá cinco vertentes econômicas: agronegócio; varejo de alimentos; educação; saúde (Astana Care) e real estate com foco em loteamentos e obras. A fintech espera ganhar competitividade ao priorizar o atendimento de empresas de pequeno e médio portes em cidades que estejam dentro da região que engloba a cadeia de valor do agronegócio em treze estados brasileiros.

Também está focada na conquista de clientes da população C, D e E, classes onde se encontram as pessoas sem acesso ao sistema bancário e que possuem grande dificuldade de serem entendidas pelo setor financeiro tradicional.

Segundo o CEO da empresa, Alberto Barbo, o Astana Pay atua com o diferencial de entregar serviços adequados à dinâmica econômico-regional. Embora tenha crescido mais que a China nas últimas duas décadas, destaca ele, a região do agronegócio brasileiro continua desassistida de soluções, serviços e produtos financeiros adequados à sua necessidade. “Os serviços financeiros não acompanharam essa evolução. O que nos motiva são os desafios sociais. Queremos ser um elo ágil nesse processo e contribuir para o crescimento dos brasileiros”, afirma Barbo.

O Astana Pay entra no mercado com soluções inovadoras, alinhando comportamento de consumo com as oportunidades regionais e minimizando os desafios sociais. Essa integração faz da fintech, segundo Barbo, o meio de união das vantagens mais competitivas oferecidos por bancos, financeiras, seguradoras e operadoras de cartão de crédito para um público que merece ser tratado diferente, com mais agilidade e com oferta de produtos adequados para as suas necessidades de crescimento.

Para o início das atividades, foram selecionadas 30 cidades estratégicas de um total de 650 municípios que irá atender e que já foram mapeados. O plano de negócios também prevê canais de distribuição com presença física para atendimento ao cliente e suporte aos parceiros de negócios locais.

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