Por Fabio Silva
Você já clicou em um clickbait desse tipo: Fature milhões com uma estratégia de marketing digital?
Pois bem. Quero falar sobre essas promessas milagrosas, que fazem empresários e profissionais se iludirem com uma bala de prata.
Existe um provérbio que diz: o ouro se prova no fogo. E essa analogia tem tudo a ver com a reflexão que proponho aqui.
Existe um milhão de promessas milagrosas na internet sobre estratégias, hacks, segredos que funcionam para todo e qualquer negócio. Mas isso é bom demais para ser verdade, não é?
Se você já aderiu a uma dessas, sabe bem que não é tão simples assim como vendem. E estratégia vai muito além de truques. Por isso, vamos entender o que é uma estratégia.
O que são estratégias?
Estratégias são planos, métodos utilizados para alcançar um objetivo específico ou para resolver um problema. Elas são utilizadas em contextos, como: negócios, educação, esportes, militares e governamentais, etc.
As estratégias são importantes porque ajudam as pessoas e organizações a alcançarem seus objetivos de forma eficiente e eficaz. Por meio de uma estratégia, é possível antecipar possíveis obstáculos, distribuir recursos e planejar o tempo necessário para cada etapa, estabelecer metas realistas e monitorar o progresso.
Além disso, uma estratégia bem-sucedida pode ajudar a aproveitar oportunidades, aumentar a produtividade e a eficiência, reduzir riscos e tomar decisões bem fundamentadas.
De maneira geral, elas servem para ajudar pessoas e organizações a alcançarem seus objetivos por meio de planos e métodos específicos.
Em primeiro lugar, precisamos compreender que uma estratégia só é validada a medida, que ela é colocada a prova. Pense comigo, a estratégia de comunicação para um negócio deve ser colocada a prova, ou seja, estratégia boa é estratégia na rua.
Não caia nessa de estratégias mágicas para o seu negócio.
Por isso, coloque o seu negócio para rodar. Teste, teste e teste. Afinal de contas, não existe bala de prata, não existe receita de bolo pronta quando o assunto é marketing, vendas, e jornada de compra das pessoas.
Vem comigo, que eu explico!
- Pessoas são únicas e diferentes
Não existe bala de prata para todos os públicos, oferta irresistível para todos. Existem passos, processos e o teste irá dizer o que funciona ou não para o seu público-alvo. Por exemplo, um curso sobre carreira é muito útil para quem está entrando no mercado de trabalho, para quem está vivendo uma transição de carreira, mas ainda não é atrativo para quem está prestando vestibular.
- Mercados diferentes exigem estratégias diferentes
As estratégias de marketing da coca-cola não necessariamente vão funcionar para o seu público. Ainda mais se você vende um produto ou serviço que não é um desejo imediato, que a venda é complexa. Por exemplo, imagine que o seu negócio é um consultório odontológico e você pretende apenas mostrar cenas dos atendimentos como se fosse um comercial de comida. O que desperta mais o seu interesse imagens de comida ou de um consultório? De comida é claro. Viu a diferença?
- Erre rápido e aprenda com suas ações
Os negócios bem-sucedidos sabem aproveitar bem as janelas de oportunidades. E isso, só conseguimos mediante a aceitação de que vamos errar e o comprometimento em aprender rápido e trocar a estratégia se for o caso. Por exemplo, você se concentrou na criação de um produto que não fez sentido para o seu público, que não teve utilidade. Pare. Mude. Dedique suas forças em algo que resolve o problema dos seus clientes e você será remunerado por isso.
Repete comigo: Estratégia boa é estratégia na rua!
Você pode estudar, aprender e aplicar estratégias bem-sucedidas desde que façam sentido no seu nicho de atuação e sejam coerentes com a sua marca. Nada de apenas fazer o que está na moda.
As estratégias são um método que você vai seguir, por isso, deve aplicar e analisar ponto a ponto dos resultados obtidos, sejam eles positivos ou negativos. Você e sua equipe tem um plano de ação? Montem o plano, apliquem e analisem os dados.
Se você não sabe por onde começar, marque uma conversa com nosso time!
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Fábio Silva
Sócio Fundador da Agência de Publicidade Balaio da Criação
Relações Públicas (Anhanguera Educacional – Brasília) MBA em Gestão Estratégica de Negócios.
Customer Success na agência com experiência em atendimento ao cliente e prospecção de novos negócios há mais de 10 anos.
Consultor no Sebrae nas áreas de Branding, Identidade Visual, Desenvolvimento de WebSite, Planejamento para Presença Digital e Gestão de anúncios.