Expectativa é de que BRT valorize imóveis ao longo da Rua 90

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Moradores entorno do corredor BRT, que está sendo construído ao longo de toda a extensão da Rua 90 em Goiânia, podem esperar uma boa valorização em seus imóveis após a conclusão da obra. Quem garante é o titular da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), Henrique Alves. O trecho Norte/Sul da obra terá 21,7 quilômetros de extensão e cortará os Setores Sul, Marista e Pedro Ludovico.

“Um dos principais benefícios será a facilidade de acesso aos bairros no entorno da Rua 90, em especial para as milhares de pessoas que trabalham nesses três bairros”, destaca o secretário, que diz ainda, que não somente as residências serão valorizadas, como também o comércio local.

O Bus Rapid Transit, ou simplesmente BRT, é um sistema de ônibus de alta velocidade, baseado nas cidades, no qual os veículos coletivos circulam por faixas dedicadas. O modal é considerado uma solução para centros urbanos com grandes tráfegos no transporte coletivo. Conhecido pela agilidade, conforto e segurança, em relação aos ônibus convencionais, o modal permite a redução do tempo de viagem e reduz a emissão de poluentes como o CO². O BRT de Goiânia deverá atender 148 bairros da região metropolitana. A expectativa é de que cerca de 120 mil pessoas usem o transporte diariamente. Confira a seguir mais detalhes sobre as melhorias que o BRT irá trazer após sua conclusão.

Redução de ruídos: Uma das características marcantes dos veículos usados pelo BRT é a baixa emissão de ruídos, por serem mais leves, automáticos e possuem suspensão a ar e motor traseiro, o que o torna mais silencioso.

Menor tempo de deslocamento no transporte coletivo: com faixa exclusiva, o BRT permitirá uma circulação mais rápida pela cidade. Chamado de “metrô” sobre pneus, o sistema tem sincronização com os semáforos que se abrem com a aproximação do veículo, sem interrupções e permitindo um menor tempo de deslocamento. “Com esse modal de transporte, o fluxo da via é otimizado pela ausência de congestionamentos, principalmente em horários de picos”, explica Henrique Alves, secretário de municipal de planejamento urbano e habitação.

Segurança: O sistema contribui para a redução do número de acidentes no trânsito de diferentes tipos. Segundo o arquiteto urbanista Renato Rocha, a diminuição no índice de quilômetros percorridos por veículo resulta em menos carros nas ruas e num ambiente mais seguro especialmente para pedestres e ciclistas. Além disso, as faixas dedicadas ao transporte reduz a interação com demais veículos, como carros de passeios e motos, minimizando bastante o risco de colisões.

Redução de poluentes: o BRT consegue melhorar a fluidez do transporte coletivo sem inserir mais ônibus convencionais nas ruas, e menos veículos automotores nas ruas significa também menos emissão de CO2. Outra característica desse modal de transporte é que os sistemas de propulsão de seus veículos são com motores híbridos, que usam biocombustível ou são elétricos, que geram bem menos poluição do que os veículos movido a combustíveis fósseis.

Integração de bairros: o BRT em Goiânia irá passar por 148 bairros, promovendo uma integração de ponta a ponta da cidade e proporcionando a sensação de proximidade, o que gera mais valorização para as regiões nas quais ele passará. “O fluxo do comércio local será aquecido com a maior circulação de pessoas e a região vai ser contemplada com mais prestações de serviços”, explica Renato Rocha.

** Crédito da foto: Prefeitura de Goiânia / Divulgação