Escritores que influenciam modo de pensar de empresários

No momento, você está visualizando Escritores que influenciam modo de pensar de empresários

Ao longo da vida cada indivíduo coleciona pessoas que contribuíram com a formação da sua personalidade, seja no âmbito profissional ou pessoal. Os pais, a família, os amigos integram naturalmente esse elenco, mas existe alguém que, embora não esteja presente fisicamente, se torna parte parte dessa construção da identidade: o escritor, que com sua criatividade e inteligência consegue cativar seguidores em todo mundo através de histórias, personagens e experiências pessoais transformadas em livro.

No Brasil, essa profissão é homenageada no dia 25 de julho, dia que relembra o 1º Festival do Escritor Brasileiro, realizado em 1960 no Rio de Janeiro, promovido pela União Brasileira dos Escritores (UBE). Para celebrar a data, personalidades de destaque em vários seguimentos dão dicas de escritores e leituras que marcaram sua vida pessoal ou profissional. Confira a seguir.

Ricardo Teixeira – Diretor da URBS Imobiliária e especialista em mercado imobiliário
Escritora: Anita Shapira – Livro: Israel – Uma história

Para o empresário e diretor da URBS Imobiliária, Ricardo Teixeira, todo livro contribui com o momento em que o leitor está passando em sua vida. Para abrir a lista de lista de influenciadores que podem alterar o modo de pensar, ele indica Anita Shapira com o livro Israel – Uma História. A obra conta de forma cronológica, a construção do Estado de Israel e as raízes do conflito da Faixa de Gaza. “Esse livro foi muito bacana, pois me abriu a cabeça para entender dos conflitos da Terra Santa, dos árabes e judeus. Com esse livro pude entender um pouco mais sobre espiritualismo e me enriqueceu muito. Quanto mais informação você tem, mais cultura você tem, você consegue potencializar e ampliar o seu relacionamento, inclusive profissional”, salienta Ricardo.

O executivo conta que Anita é historiadora e pesquisadora sobre o tema, mas não se limita a relatar exclusivamente a guerra e os conflitos árabes-israelenses. “A autora não ignora a narração dos conflitos, mas optou por contar sobre os motivos que levaram às guerras e sobre os fatos ocorridos nos períodos de paz, além de analisar conjuntamente o desenvolvimento político. É também muito interessante para entender Israel, um país tão conflituoso, tão pequeno e que tem uma economia forte, exporta tecnologia. Eu sempre faço uma analogia com o Brasil e vejo o que temos de oportunidade para virar um país fortíssimo”, destaca Ricardo.

Rogério Queiroz da Silveira – Diretor técnico da Queiroz Silveira Incorporadora
Escritor: Jim Collins – Livro: Empresas feitas para vencer –

Essa obra responde a seguinte pergunta: Como empresas boas, medianas e até ruins podem atingir uma qualidade duradoura?. O autor é expert em gestão empresarial e roda o mundo com palestras sobre o assunto. No livro, Jim Collins revela que 75% das empresas que declinam possuíam gestores egocêntricos e que tem medo de ensinar, às vezes por medo de alguém tomar o seu lugar. Além disso, ressalta que os CEOs não podem se acomodar e devem ler diariamente. “Este livro explica porque algumas empresas se sobressaem, crescem e porque algumas não conseguem. Fala também de gestão de pessoas, pois as empresas são feitas delas e elas precisam ser capacitadas”.

Rogério salienta que o ato da leitura, a organização pessoal e a dedicação são pontos essenciais que ajudam muito um gestor. “Ninguém nasce líder, isso tem que ser estimulado. O líder precisa saber ensinar, caso contrário, não é um líder. Se ele se esconder prejudica a empresa e a si mesmo”, diz Rogério.

Marcelo Camorim – Consultor em administração e governança corporativa
Escritor: Jim Collins – Livro: Como as gigantes caem: e por que algumas empresas jamais desistem
Escritor:Joaquim Castanheira e Claudio Galeazzi – Livro: Cláudio Galeazzi: Sem Cortes –
Influenciador: Jorge Paulo Lemann – personagem do livro Sonho Grande, de Cristiane Correa
Escritor: Nestore Scodro / Raquel Pinho – Livro: O bom e velho jeito de empreender –

Especialista em governança corporativa, Marcelo Camorim reúne uma bibliografia intensa no segmento empresarial. Ele traz novamente à lista o escritor Jim Collins agora com Como as gigantes caem: e por que algumas empresas jamais desistem, e em seguida, Cláudio Galeazzi, que segundo ele foi um autor que influenciou muito na trajetória da Fox Partner, empresa de gestão de Camorim.

Para uma realidade mais próxima, ele sugere também a autobiografia do empresário ítalo-brasileiro Nestores Scodro, fundador da Mabel. A história narrada por ele foi escrita pela jornalista goiana Raquel Pinho. Camorim destaca também o livro Sonho Grande, de Cristiane Correa, que conta um pouco da história de Jorge Paulo Lemann. “Ele é o fundador do Banco Garantia, um grande influenciador no mundo dos negócios e foi muito importante para mim. Foi minha leitura mais recente”.

Karina Duarte – Especialista em desenvolvimento humano
Escritora: Carol Dweck – Livro: Mindset – A nova psicologia do sucesso –

A psicóloga, professora e cientista norte-americana Carol Dweck se tornou escritora para defender sua teoria sobre o desenvolvimento da mentalidade humana. Em suas diversas publicações, ela busca desmistificar a crença que pessoas nascem inteligentes. O trabalho de Dweck serve de inspiração para a vida e carreira da especialista em desenvolvimento humano, Karina Duarte. Nessa. Nessa lista ela indica a obra “Mindset – A nova psicologia do sucesso”, publicada em todo o mundo. No livro ela defende que o ser humano tem duas mentalidades, uma que apoia e fortalece a persistência de ir atrás dos objetivos ao se manter constantemente focado no aprendizado de situações, e assim não se importando tanto com a opinião dos outros. E outra mentalidade, que todos, em algum momento, tem a uma mentalidade fixa com foco no julgamento que enfraquece e faz desistir rápido demais, bloqueando o real potencial do indivíduo.

“Esse livro mudou a minha vida, foi um divisor de águas, pois ensina a ter a percepção de quando você está entrando em uma mentalidade ou outra e fazer essa virada de chave. Ela é cientista, mas colocou em uma linguagem de fácil acesso, que todo mundo não só entende como se identifica. Além desse livro, consumi todos os vídeos dela na área, o que dá um pouco mais de emoção para o livro”, diz Karina.

Sócrates Diniz – Gerente comercial do Grupo Elmo
Autores: W. Chan Kim e Renée Mauborgne – Livro: A estratégia do oceano azul: Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante

Kim e Mauborgne são professores de estratégia, membros do Fórum Econômico Mundial e receberam vários prêmios por todo o mundo. A obra é reconhecida como uma das leituras mais importantes sobre estratégia empresarial. Eles são gurus na área de gestão e falam de como investir em mercados inexplorados analisando casos de grande sucesso no mundo. “É uma leitura contemporânea para quem ocupa cargos estratégicos dentro das empresas. Recomendo para aqueles que tem desafios na vida profissional e buscam ideias criativas para lidar com mudanças da economia”, afirma o Gerente comercial do Grupo Elmo.

Deixe um comentário