Mesmo sem uma previsão de data para o retorno das aulas presenciais, as escolas vão se adaptando à nova realidade que a pandemia da Covid-19 gerou. Quando acontecer, a retomada será um pouco diferente no Colégio Integrado, por exemplo: nada de abraços e contatos diretos com amigos e professores. No primeiro dia de aula, muita cautela que vai começar pela entrada: as catracas serão liberadas, os alunos passarão por aferição de temperatura e só vão acessar a parte interna da escola se estiverem com máscaras. É verdade que vão encontrar um ambiente diferente do que deixaram naquele dia 16 de março, quando as aulas presenciais foram suspensas, mas tudo está sendo preparado com muito cuidado para garantir um ambiente seguro.
O diretor-geral do Colégio Integrado, Thiago Oliveira, explica que a expectativa para o retorno é grande, porém, neste primeiro momento, o principal cuidado será com a segurança sanitária e a saúde emocional dos alunos e professores. “Sempre fizemos questão de dialogar com os alunos e com as famílias. Neste período de distanciamento social, sabemos que esse acolhimento é fundamental. No mês de junho, realizamos uma edição especial do projeto ‘Integrado a Você’, que proporcionou momentos de troca de experiências e muita reflexão. Nossa disciplina de Convivência Ética, que sempre exerceu um papel muito importante no ambiente escolar, também auxiliará na escuta ativa dos alunos”.
Desde o início da pandemia, a escola se preocupou em garantir a segurança de toda a comunidade escolar. Para isso, foi montado um comitê, em conjunto com as demais escolas do grupo Saber, que se reúne continuamente e conta com o apoio de um médico infectologista contratado. Nas últimas semanas, eles realizaram um trabalho imenso de pesquisa para estruturar a volta às aulas. Mesmo sabendo que cada região brasileira possui especificidades, o grupo buscou referências de outros países que retomaram as atividades, e os principais foram Dinamarca e algumas regiões da China.
O plano elaborado para o retorno às aulas seguirá os seguintes pilares: segurança e rotina preventivas, saúde emocional e acolhimento, adequação do calendário acadêmico, diagnóstico de aprendizagem do modelo remoto e processo avaliativo. Para garantir a segurança dos alunos e funcionários, o Colégio irá fazer a checagem da temperatura diariamente, além de solicitar, dos responsáveis, a declaração de saúde dos estudantes. Todos os funcionários e alunos receberão máscaras e orientações sobre a importância da lavagem das mãos e, também, de se evitar qualquer tipo de aglomeração.
Na entrada, serão disponibilizados tapetes sanitizantes, que são barreiras de contenção de sujeira promovendo a proteção contra a contaminação microbiológica que pode estar presente nas solas dos calçados. Além disso, a limpeza geral do Colégio será realizada diariamente e o intervalo de desinfecção das áreas comuns será reduzido seguindo todos os protocolos indicados pelas autoridades de saúde.
Para reduzir o fluxo de pessoas, os estudantes serão divididos, enquanto metade assiste às aulas presenciais, a outra metade acompanha virtualmente. Os grupos serão alternados a cada semana. A ida à escola será facultativa, pois há alunos que fazem parte do grupo de risco ou que residem com pessoas do grupo de risco. A fim de garantir que todos os estudantes tenham acesso às aulas, elas serão transmitidas em tempo real para os alunos que estão em casa. Nas salas, as cadeiras serão posicionadas com 1,5 m de distância. Para evitar o ar-condicionado, as janelas e portas serão mantidas abertas. Os horários de entrada, saída e intervalos serão alterados para evitar aglomeração. Os profissionais que são do grupo de risco, não voltarão ao trabalho presencialmente neste primeiro momento.
Adequações para o novo normal
Diante de uma possível retomada das aulas presenciais, o Colégio Externato São José desenvolveu um protocolo pedagógico e de saúde, seguindo todas as orientações dos órgãos competentes, para garantir a segurança e integridade dos alunos com essa retomada das aulas presenciais. Entre as medidas e readequações na estrutura feitas pela escola estão o distanciamento social seguro entre os alunos, com o afastamento das carteiras a uma média de um metro de distância, uso obrigatório de máscara, sinalização por todas as áreas da instituição de ensino; a desativação do espaço de bebedouros, substituídos por pias com água e sabão, assim como a ampliação dos dispensers, tapetes sanitizantes e totens com álcool em gel pelas dependências do colégio.
A diretora pedagógica do Externato São José, Tatiana Santana, ainda reforça que esse possível retorno será realizado de forma escalonada, com as salas de aula recebendo uma menor quantidade de alunos por dia, inclusive com horários de lanche e descanso alternados. No que diz respeito ao ensino, o Externato São José fará um diagnóstico do que foi assimilado e bem aprendido durante o período de aulas on-line, e, se necessário, retomará o conteúdo e a prática para preencher possíveis lacunas de aprendizagem. “Diante desse novo momento, precisamos estar cientes de que se trata de uma nova realidade, à qual precisaremos estar atentos, de forma proativa e paciente, para nos adaptar da melhor maneira possível. O nosso compromisso é com a segurança, integridade e aprendizado dos nossos alunos”, complementa Tatiana.