Entenda os negócios a partir do contexto do setor em que atuam

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(Foto: Freepik)

Está cada vez mais evidente entre as empresas a necessidade de estabelecer revisões em suas estruturas mais comuns, no o intuito de evitar riscos estratégicos que podem mascarar as oportunidades de crescimento. Isso se deve à várias mudanças nos cenários comerciais e, sobretudo, no macroeconômico, que estão se tornando cada vez mais repentinas e imprevisíveis.

Planejamentos estratégicos estão dando lugar a planos e modelos de negócios cada vez mais compactos, tecnológicos e interativos, capazes de flexibilizar e redirecionar ações práticas sem o risco de gargalos e perdas de demanda por produtos e serviços. O tratamento de dados e o uso de inteligência artificial são predominantes nas inovações. O talento humano cada vez mais engajado em projetos que atendam às necessidades e exigências de um consumidor cada vez mais globalizado.

Inicialmente, é importante entender que os setores são classificados de acordo com as fases de seus ciclos de vida. Em novos setores, a presença da competitividade é mais evidente nos setores já consolidados. Empresas consolidadas costumam se concentrar na eficiência de seus processos internos para garantir competitividade e produtos de sucesso.

Para entender os negócios a partir do contexto do setor, a análise pode ser fornecida com base na teoria do economista Michael Porter, buscando insights sobre lucratividade e os riscos dos negócios. Para isso, o ponto principal é a existência de cinco vetores que podem afetar diretamente qualquer setor e influenciar a rentabilidade e o ciclo de vida de produtos e serviços. São eles: Novos competidores, poder dos compradores, substitutos, poder dos fornecedores e a rivalidade.

De forma prática, cabe às empresas compreender e definir permanentemente o quão difícil é entrar em determinado setor e quais são as barreiras. Além disso, devem analisar as chances de os fornecedores aumentarem os preços ou restringirem o fornecimento, o poder de negociação e precificação dos produtos e serviços, a probabilidade de preferência dos clientes à concorrência e, claro, qual é a capacidade instalada para ser competitivo no setor e quais nichos ainda possam surgir.

Tais análises são fundamentais para minimizar erros, tais como:

1. Definir o setor de forma muito ampla ou restrita.

2. Elaborar uma listagem detalhada, evitando o comprometimento a análises rigorosas.

3. Prestar mesma atenção a todas as forças, evitando aprofundar-se apenas nas mais importantes.

4. Confundir o efeito (sensibilidade ao preço) com a causa (situação econômica do comprador).

5. Usar uma análise estática que ignore as tendências do setor.

6. Confundir mudanças cíclicas ou temporais com as mudanças estruturais verdadeiras.

7. Usar a estrutura para declarar que um setor é atraente ou pouco atraente, em vez de usá-la para orientar escolhas estratégicas.

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