Energia solar em Goiás ultrapassa 200 megawatts de geração distribuída

No momento, você está visualizando Energia solar em Goiás ultrapassa 200 megawatts de geração distribuída
Goiás possui atualmente 12.942 sistemas em operação (Na foto: Unidade de geração de energia solar na Joule Engenharia, em Goiânia/ Crédito: Dusol Engenharia Sustentável)

Segundo mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Goiás ultrapassou, em setembro, a marca histórica de 200 megawatts (MW) operacionais em geração distribuída a partir da fonte solar. O estado ocupa a sexta posição no ranking estadual da geração distribuída solar fotovoltaica no Brasil.

Goiás possui atualmente 12.942 sistemas em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. Eles abastecem 17.090 consumidores, espalhados por 231 municípios. Com isso, 93,9% dos municípios goianos já possuem pelo menos um sistema solar fotovoltaico em funcionamento.

De acordo com a ABSOLAR, a geração distribuída solar de Goiás representa atualmente 5,7% da potência instalada total da modalidade no Brasil.

Um dos destaques em Goiás é o município de Goiânia. Sozinho é responsável por 31,0 MW operacionais e ocupa a 7ª posição no ranking municipal de geração distribuída solar fotovoltaica, dentre todos os municípios do País.

Segundo o sócio e diretor da Dusol Engenharia Sustentável, Carlos Bouhid, até o início de 2019, Goiás possuia menos de 2500 unidades com geração distribuída instalada e o crescimento para quase 13 mil neste intervalo de tempo é expressivo. “A criação de vagas de emprego e a quantidade de investimentos relacionados ao segmento são importantes para movimentar a economia em Goiás. É a prova definitiva do potencial que o Estado tem para o crescimento dessa modalidade de geração de energia”, comemora.

Um dos destaques em Goiás é o município de Goiânia, responsável por 31,0 MW operacionais (Na foto: Unidade de geração de energia solar na Sorvemio, em Goiânia/ Crédito: Dusol Engenharia Sustentável)

Para Rodrigo Sauaia, presidente executivo da ABSOLAR, a região é estratégica no País para o desenvolvimento da fonte solar fotovoltaica. “O estado possui um grande potencial para a tecnologia fotovoltaica e, com a atual presença da solar na geração distribuída, o mercado contribui de forma significativa para o desenvolvimento sustentável e econômico de toda a região”, comenta.

Sobre a ABSOLAR

Fundada em 2013, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) congrega empresas e profissionais de toda a cadeia produtiva do setor solar fotovoltaico com atuação no Brasil, tanto nas áreas de geração distribuída quanto de geração centralizada. A ABSOLAR coordena, representa e defende o desenvolvimento do setor e do mercado de energia solar fotovoltaica no Brasil, promovendo e divulgando a utilização desta energia limpa, renovável e sustentável no País e representando o setor fotovoltaico brasileiro internacionalmente.

Deixe um comentário