Empresas usam criatividade para manter interação entre funcionários no home office

Você está visualizando atualmente Empresas usam criatividade para manter interação entre funcionários no home office
Segundo especialista, simbolismo da ação gera uma resposta positiva entre os funcionários, colaborando na adaptação ao modelo do home office (Na foto: Kit festa distribuído pela Consciente Construtora/ Divulgação)

As mudanças impostas pela pandemia do novo coronavírus fizeram com que as empresas buscassem alternativas criativas para manter alguns hábitos e tradições dentro do ambiente de trabalho. As comemorações, por exemplo, que antes costumavam reunir muitas pessoas em lugares fechados, agora deram espaço a atos mais simbólicos e que não geram aglomerações. O modelo é bem aceito e até esperado por boa parte dos colaboradores.  Foi o que apontou levantamento publicado pela empresa de recrutamento especializado Robert Half no LinkedIn com 1,6 mil pessoas, ainda em dezembro último. 44% responderam que esperar por confraternizações adaptadas ao “novo normal” no final de ano, uma tendência que segue firme na atual pandemia.

Um exemplo desse novo normal é a Consciente Construtora & Incorporadora, que chegou aos 39 anos de existência em março e encontrou uma forma segura e divertida para não deixar a data passar em branco. Ao contrário dos anos anteriores, em que as comemorações foram marcadas por grandes festas reunindo colaboradores de diferentes setores da empresa, em 2021 a data foi comemorada por meio de um kit festa, contendo chocolate, cupcake, docinhos e até mesmo um balão e uma vela.

Tudo feito com o maior cuidado e seguindo os padrões de higienização determinados para a prevenção contra o coronavírus, como ressalta Gabriela Machado,  supervisora de marketing da Consciente Construtora. Os kits foram enviados para a casa de cada um dos profissionais da empresa, que estabeleceu o sistema de home office.

“A gente precisava comemorar a data. Nós, que fazemos parte de um mercado tão competitivo e que sofre com as mudanças na economia, já passamos por grandes desafios e alcançar quase quatro décadas de história, precisava sim ser comemorado. No entanto, o momento não nos permitia fazer uma grande festa. Precisamos prezar pela saúde e bem-estar de todos e,  por conta da necessidade do distanciamento social, todos os nossos colaboradores estão em casa e todo o nosso corpo administrativo trabalhando na modalidade home office. Mesmo assim, queríamos estar juntos, mesmo cada um na sua casa. Por isso, montamos um kit festa, com todo o cuidado, higienizando as mãos no manuseio da montagem e entregamos na casa de cada colaborador”, conta Gabriela.

A supervisora de marketing da Consciente conta que, mais importante do que o valor material dos kits, é o simbolismo da ação que gera uma resposta positiva entre os funcionários. Além disso, esse tipo de comemoração a distância também ajuda na adaptação ao modelo do home office, que é novidade para a maioria dos profissionais. No dia do envio dos kits, os profissionais se reuniram em uma videoconferência ao final do expediente e cantaram parabéns, além de ouvir uma palavra de motivação e conforto dos gestores da empresa.

“É possível inovar, e isso não significa investir muito. O que importa não é o valor do presente, mas sim o seu significado. Prezamos muito mais pelo impacto e valor sentimental que aquilo irá representar do que o valor material, até porque estamos em um momento que todos precisam se sentir abraçados e realmente o valor material não importa muito”, destaca Gabriela.

Ao todo, a Consciente enviou mais de 100 kits para as casas de seus colaboradores. Além dos docinhos e itens de festa, os profissionais receberam uma carta de agradecimento e uma mensagem para celebrar a certificação da Great Place To Work (GPTW) 2020-2021. A empresa participa desde 2019 do processo de certificação, seleção e análise, que mapeia o clima organizacional da construtora. O certificado tem como objetivo principal identificar a qualidade do ambiente de trabalho, percepção dos funcionários, além de reconhecer empresas que possuem um excelente ambiente de trabalho.

Na pesquisa feita com os colaboradores, 81% disseram que a empresa é um ótimo lugar para trabalhar, valor acima da média de 70% alcançada pelas empresas do mercado na América Latina. O Great Place to Work é uma consultoria global que apoia organizações a obterem melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. Além disso, certifica e reconhece os melhores ambientes de trabalho em 109 países ao redor do mundo.

Deixe um comentário