Empresas cada vez mais online com seus clientes

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Hands Holding Digital Devices with Various Symbols

Com mais de 2 bilhões de pessoas presentes em redes sociais como o Facebook corporações não só ampliam, mas profissionalizam cada vez mais sua ações e estratégias de marketing digital. Em Goiás, marca de jeans monta estúdio para suas campanhas na internet; e imobiliária, em menos de um ano, aumenta de 8 para 60 o número de corretores trabalhando de forma digital.

Globalmente, o Facebook tem 2,2 bilhões de usuários. O WhatsApp tem 120 milhões de usuários ativos no Brasil e 1,5 bilhão no mundo, já o Instagram passa a marca de 1 bilhão de pessoas usando a rede social regularmente no mundo, e no Brasil são 50 milhões; e o Youtube atingiu , este ano, a marca de 1,8 bilhão de usuários. Os dados fornecidos pelas próprias plataformas digitais revelam que o mundo virtual cresce e as empresas que não ficarem “on” com as redes sociais poderão, em breve e literalmente, se desligar de seu mercado consumidor.

Essa revolução digital no consumo afeta diretamente as áreas de marketing e propaganda, que já adotam novas estratégias e linguagens para conectar produtos e marcas aos diversos públicos que estão nas redes sociais. Segundo o “Digital AdSpend 2018”, estudo realizada pelo IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau ), entidade que congrega mais de 250 empresas entre anunciantes, agências, veículos e empresas de tecnologia, revela que um terço do que se é investido em propaganda em todo o País é direcionado a este universo digital. Conforme a pesquisa, tem ocorrido na última década uma forte migração, para a comunicação digital, de verbas publicitárias que antes eram destinadas a outras mídias.

De acordo com o com Score, que é uma empresa de medição e audiência e investimento na internet, 2018 deve ser encerrado com um valor de 9,5 bilhões de reais investido no mercado digital do Brasil. Essa maior atenção das empresas para a divulgação e vendas de seus produtos e serviços por meio da internet se justifica não é por menos, pois conforme dados da Score: 71% dos internautas brasileiros já fizeram compras após abrirem um e-mail marketing, 87% têm conta em alguma rede social, o faturamento de quem investe em marketing digital cresce 18% anualmente, 49% das empresas na América Latina já adotam ações de marketing digital.

Entre os setores que mais se voltaram ao marketing digital está o da moda. Há 34 anos no mercado, a marca goiana Jean Darrot é exemplo de empresa que vem investindo maciçamente em plataformas digitais e profissionalização sua ações de marketing digital. Para isso, a empresa trouxe, para dentro da sua estrutura, profissionais de marketing, fotógrafos, publicitários e jornalistas que têm como missão principal falar a língua dos consumidores na internet e ampliar a visibilidade da empresa nas plataformas digitais. A marca também investiu na montagem de um moderno estúdio fotográfico, onde já são feitas as fotos de todos os catálogos de suas coleções e os vídeos promocionais da griffe.

“Decidimos que 2018 seria o ano em que iremos investir mais no relacionamento com o cliente via plataformas on line. Há algum tempo já vínhamos percebendo que o offline estava se defasando para o nosso público. A moda é rápida, dinâmica, ousada como a internet”, destaca a diretora de criação da empresa, Lorena Darrot.

Segundo a executiva, no ramo da moda é impossível estar offline. Ela lembra que o movimento das blogueiras e instagrammers faz com que a moda esteja no topo das mudanças geradas pela comunicação digital. “Não tem como ficar fora. Ou se adequa e faz com qualidade ou é excluído”, finaliza.

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