Com atividades de vendas presenciais suspensas pelo decreto estadual que determinou o isolamento social em Goiânia, a região da 44 encontra-se totalmente ativa atrás das portas, focada no desenvolvimento profissional. O crescimento por atendimento especializado para o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, dentro da Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAE) do Sebrae Goiás, chega a 97%, segundo dados contabilizados até o dia 8 de maio deste ano e baseados no CEP da região da 44 e CNAES da moda, em comparação aos meses de janeiro a maio de 2019.
Para se ter uma ideia, somente em abril de 2020 foram contabilizados 92 atendimentos remotos contra 33 realizados no mesmo período de 2019. A maioria se deu por meio da Central de Atendimento do Sebrae Goiás, seguida pelas buscas por conteúdo disponível no portal. Em pesquisa baseada em clientes que utilizaram o cadastro completo (CPF e CNPJ), segundo o Sebrae Goiás, o crescimento é de 77%, de janeiro até o dia 8 de maio de 2020 em relação ao mesmo período do ano anterior, lembrando que o mês de maio de 2019 está completo e que, em 2020, este dado é parcial.
A empreendedora Sara Leva (na foto em destaque), 29 anos, trabalha com fabricação de roupas femininas no atacado e no varejo há sete meses e possui uma loja, instalada no Shopping Gallo, um dos maiores centros de compra da região da 44. Formada em Administração de Empresas e em Fotografia, ela se divide entre as vendas pelas redes sociais e todos os cursos que tem acesso neste período de isolamento social. “Já fiz diversos cursos do Sebrae, Senac e palestras e pude me aprofundar mais na área de vendas com o incentivo do shopping, por meio de conteúdo online e oferta de cursos mais acessíveis”, explica.
Ela ressalta o apoio do shopping aos pequenos lojistas antes e, principalmente, neste momento, com realização de lives, publicações, consultorias online, além de descontos para parcerias com influenciadores para maior divulgação dos produtos e serviços locais. “Acredito que o isolamento abre e fecha muitas portas, mas é você quem escolhe. Aproveitar este tempo em casa faz a gente pensar em mais possibilidades e maneiras da empresa não parar, a cabeça não para e as ideias surgem muito mais do que antes”, completa.
Após as capacitações, Sara percebeu que o marketing bem elaborado tem forte impacto nas vendas e no pós-venda. Definiu novas estratégias e focou nas redes sociais, que seguem sendo um ótimo investimento. O resultado também já foi contabilizado: aumento de 70% das vendas até o momento. “Cada vez mais vou manter este foco e investir na melhor gestão do meu negócio. Aprimorar o conhecimento é fundamental para obter sucesso. Quanto mais aprendemos maior é a nossa dedicação e, diante do atual cenário que estamos vivenciando, modificar a palavra crise por crie é a maneira correta de enfrentar essa situação”, define.
A empresária Flávia Cotrim Cury, 52 anos, trabalha no atacado e varejo de joias em prata e semi-joias finas e possui uma loja no Shopping Gallo. Ela está sempre à procura de cursos para se manter atualizada com o mercado, tanto relacionados ao seu produto, como tendências de moda, quanto voltados para o negócio: gestão financeira, marketing e lidar com pessoas. “Neste período, em especial, aproveitei ao máximo todos os cursos que tomei conhecimento. Percebi agora uma maior necessidade de mudar a forma de vender, com foco principalmente nas vendas online, por conta do meu site também”, enfatiza. “Após um curso, a visão se amplia, encontramos novos caminhos e estratégias para movimentar nossa empresa. Já fiz vendas por chamada de vídeo e acredito que no momento esta é a melhor forma de vender pois o cliente consegue visualizar as peças”, observa.
Flávia, diz que está tendo muita procura pelo seu produto e respondendo clientes de todo Brasil, acredita que haverá uma mudança no relacionamento com o consumidor mesmo após o fim da pandemia. “As vendas online vão crescer muito, assim como a maneira de tratar com os clientes, pois nossa missão agora é descobrir novas formas de abordá-los para concluir uma venda”.
Incentivo
Gerente de Marketing do Shopping Gallo, Elisa Rei destaca que, desde o início do período de isolamento social, o mall busca formas de levar conhecimento, oportunidades e estratégias de vendas aos seus lojistas. No início da quarentena, parcerias foram firmadas para munir os empreendedores locais com conteúdo relevante, desde inteligência emocional até marketing digital. “Essas parcerias foram importantes para quebrar a resistência de alguns lojistas que ainda não participavam do mundo digital, por exemplo. E também foram apoio emocional em um momento de tantas incertezas. Muitas lojas se reinventaram e conseguiram manter suas metas de venda, algumas até ultrapassaram”, observa Elisa.
A presença online hoje, destaca a gerente de Marketing, já não é mais uma opção e se tornou o ‘dever de casa’ especialmente quando se fala do setor de moda, predominante na região da 44. “Foi necessário que os empreendedores aceitassem as vendas virtuais como uma oportunidade de crescimento de vendas e, nesse momento, como poderosa aliada”, explica.
Frente a isso, o centro de compras acelerou o processo de desenvolvimento de seu marketplace que será lançado ainda em maio. O usuário que acessar a plataforma poderá navegar pelas lojas e efetuar compras de qualquer lugar no país. “Independente do momento único que vivemos agora, a percepção de negócio como um todo vem sendo reescrita. Se reinventar e estar aberto ao novo já não é mais uma possibilidade, é uma necessidade. O Shopping Gallo caminhará junto com seus lojistas para que as mudanças sejam sempre benéficas”, pontua Elisa.
Os lojistas do centro de compras também são alvos do projeto Travessia, realizado pelo Sebrae Goiás, que ministrou dois webinars e oferece acompanhamento de 30 dias e consultorias individuais remotas dos especialistas da instituição. A ação foi desenvolvida em resposta ao atual momento de pandemia e atende às necessidades de empresas instaladas em regiões com grande densidade, como bares e restaurantes, por exemplo. “O projeto ainda é piloto, mas vem atender a uma importante região da moda do nosso estado, que tem um potencial internacional e precisa desta atenção nossa, como já constatamos um aumento desta procura por desenvolvimento profissional”, observa o coordenador da Regional Metropolitana do Sebrae Goiás, George Gustavo Toledo.
Necessidade
CEO da Agora Resultados, Viviane de Paula viu que o mercado precisou evoluir em 30 dias o equivalente a 10 anos no segmento digital. As micro e pequenas empresas, aponta, foram as que mais fadigaram pelas dificuldades de gestão empresarial por estarem efetivamente envolvidas na operação diária do seu negócio e com baixo conhecimento tecnológico. “A procura por cursos aumentou significantemente, com muito conteúdo disponível e conhecimentos compartilhados. Além da necessidade real de busca por conhecimento, a capacitação online é a única forma de interagir com o outro por conta do isolamento social”, pontua.
À frente do projeto que disponibilizou conteúdos profissionais online e gratuitos por duas semanas para os empreendedores da Região da 44, Viviane destaca que poucos negócios possuem controle, reservas e fluxo de caixa que sustentem o negócio paralisado. “Foi necessário despertar esse empresário e, com os serviços gratuitos disponíveis, tivemos das 300 operações e 80 atendimentos a lojistas por 14 dias em diversas áreas técnicas e comportamentais com objetivo de apoiar o pequeno negócio para se manter no mercado”, ressalta. Marketing digital e finanças lideraram os assuntos mais procurados pelos lojistas locais.
*** Na foto: empreendedora Sara Leva trabalha com fabricação de roupas femininas no atacado e no varejo há sete meses e possui uma loja, instalada no Shopping Gallo (Divulgação)