O cenário de incertezas trazido pela pandemia da Covid-19 não deverá atrapalhar o Dia das Crianças deste ano. Mesmo em meio a um cenário econômico desafiador, 72% dos consumidores brasileiros devem ir às compras. É o que revela pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pela Offer Wise em todas as capitais. A expectativa é de que o varejo movimente aproximadamente R$ 10,87 bilhões.
Já na capital goiana, a CDL Goiânia realizou uma enquete que mostrou que 93% dos entrevistados planejam ir às compras no Dia das Crianças. O gasto médio previsto com presentes será de R$ 209 no cenário nacional e na enquete municipal ou goianienses devem gastar de R$ 50,00 a R$100,00.
Embora os indicadores oficiais demonstrem uma queda no desemprego e sinais de início da retomada econômica do país, o cenário ainda é muito ruim quando comparado com o ano anterior, e a pesquisa indica que a maior parte dos entrevistados, mesmo comprando presentes, tem intenção de moderar as despesas neste Dia das Crianças. Dessa forma, a maioria dos brasileiros garante que pretende gastar menos ou o mesmo valor do ano passado: 36% querem gastar menos, 32% pretendem gastar a mesma quantia, e apenas 17% dizem que irão gastar mais.
Já na enquete realizada em Goiânia, viu-se que os consumidores estão mais confiantes nesta retomada já que 38% dos consumidores querem gastar um valor maior, 25% pretende gastar o mesmo valor, 17% dizem que querem gastar um valor menor e outros 20% não sabem.
De acordo com a pesquisa, 83% dos consumidores brasileiros pretendem fazer pesquisa de preço antes das compras, sendo que 76% pretendem pesquisar os preços pela internet, principalmente em sites e aplicativos (65%). Neste ponto, os goianienses seguem a tendência nacional. A enquete revelou que 91% dos goianienses também vão fazer pesquisa.
Os produtos mais visados nacionalmente neste Dia das Crianças serão as roupas e calçados (38%), bonecos/bonecas (33%) e os jogos de tabuleiro/educativos (28%). Já em Goiânia, os preferidos são brinquedos (55%) e vídeo games (24%).
Considerando as formas de pagamento que deverão ser mais utilizadas pelos brasileiros, 82% garantem que pretendem pagar à vista, especialmente em dinheiro (49%) e no cartão de débito (31%). Ao mesmo tempo, 36% optarão pelo parcelamento, sobretudo no cartão de crédito (32%).
Em Goiânia, a enquete demonstrou que 41% dos consumidores preferem cartão de crédito, 27% vão pagar no dinheiro, 26% pretendem pagar no cartão de débito e 6% não sabem.
Os locais de compra mais citados pelos entrevistados brasileiros são a internet/lojas virtuais (34%), o shopping-center (31%) e as lojas de rua/bairro (24%). Considerando aqueles que realizarão suas compras na internet, 79% vão utilizar sites, 54% os aplicativos e 20% o Whatsapp.