Dia do Supermercado (12): o impacto do setor e a empregabilidade

No momento, você está visualizando Dia do Supermercado (12): o impacto do setor e a empregabilidade
Divulgação

Parte essencial do varejo, o supermercado tem seu dia nacional comemorado em 12 de novembro. O setor, que representa 7,03% do PIB nacional, faturou em 2021 R$ 611,2 bilhões, por meio da operação de todos os seus formatos e canais de distribuição – mercado de vizinhança, supermercado, hipermercado, atacarejo e e-commerce. Os dados são da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

De acordo com a instituição, já são 92.588 mil lojas pelo país, o que faz do varejo um dos setores que mais empregam no país, com 3,1 milhões de colaboradores diretos e indiretos apenas em 2021.

A Cencosud Brasil, uma das maiores supermercadistas do país, também contribui para esses números: são mais de 21 mil colaboradores em mais de 370 lojas localizadas em nove estados do território brasileiro por meio das redes GBarbosa, Mercantil Atacado, Bretas, Perini, Prezunic, Giga Atacado, Spid e do negócio de Serviços Financeiros.

Segundo o diretor presidente da Cencosud Brasil, Sebastián Los, o foco da companhia e suas bandeiras é sempre o cliente. “Comemorar 15 anos de operação no Brasil é uma satisfação enorme. Queremos agradecer a parceria com os fornecedores e, principalmente, compartilhar essa alegria com os clientes que nos prestigiam com sua visita às nossas lojas, delivery e e-commerce”.

A história da empresa se mistura com a da vida de muitos colaboradores, como a do comprador técnico de perecíveis, Marcelo Wilson da Silva, que há 24 anos trabalha no Bretas. Ele começou como auxiliar de depósito aos 18 anos em Uberlândia (MG) e hoje é o responsável pela compra de mais de 250 itens que compõem o hortifruti das 81 lojas, uma área fundamental que precisa de muita agilidade.

Em mais de duas décadas, Marcelo, sempre recebeu apoio da família, passou por todos os setores operacionais antes de seguir para a área comercial. “Nesse tempo desenvolvi resiliência e adaptação. A empresa tem uma boa cultura de desenvolvimento profissional e eu sou prova disso. Estou aberto sempre a novas oportunidades”, pontua.

A analista marketing Claudia Rodrigues da Silva (Divulgação)

A Analista Marketing, Claudia Rodrigues da Silva, começou sua história profissional no Bretas em 2014 como operadora de caixa. Mesmo sem experiência, teve a sua carteira assinada pela primeira vez. Em pouco tempo, mas com muita dedicação foi conquistando mais espaço e reconhecimento. “Tenho muita gratidão ao Bretas que sempre acreditou em mim. Aproveitei as oportunidades que foram surgindo. Gosto deste mundo do varejo, no qual não existe uma rotina, todo dia é um novo aprendizado”, revela.

Para crescer na empresa é preciso disponibilidade, dedicação e saber aproveitar as oportunidades, como no caso de Ruan Fernandes. Ele iniciou no GBarbosa como empacotador, em 2010, recebeu diversas promoções e ocupou cargos de liderança até chegar à gerência de uma unidade Perini. Em 2022, escreveu mais uma página em sua história na companhia ao integrar o time Mercantil Atacado como gerente da loja San Martin, em Salvador (BA). “Ter disciplina e cuidar das pessoas são atitudes fundamentais que fazem a diferença. Precisamos disso alcançar nossos objetivos”, afirma.

Ainda celebrando a data, a Cencosud Brasil realiza até o dia 24 de novembro a campanha Seleção de Prêmios em todas as bandeiras, com games nos aplicativos das bandeiras e sorteio de TVs.

Sobre o Grupo Cencosud

A Cencosud opera no Brasil desde 2007, por meio das redes GBarbosa, Mercantil Atacado, Bretas, Perini, Prezunic, Spid, Giga e do Cartão Cencosud, negócio de Serviços Financeiros. Com mais de 370 unidades e mais de 21 mil colaboradores, o grupo está presente nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Sergipe e São Paulo, onde também possui um escritório administrativo. Fundado em 1963, Cencosud possui ações na bolsa de Santiago e está entre os mais prestigiados grupos varejistas multimarca e multiformato. Com mais de 100 mil colaboradores, mantém operações na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Estados Unidos e Peru com atuação em cinco segmentos de negócios – Supermercados, Home Center, Lojas de Departamento, Shoppings Centers e Serviços Financeiros –, além de um escritório comercial na China.

Deixe um comentário