Cerca de 7 mil pessoas se reuniram para celebrar o Dia do Cooperativismo nas cidades de Mineiros e de Itumbiara, nesse sábado (5/8). Os eventos, promovidos pelo Sistema OCB/GO, em parceria com cooperativas, prefeituras dos municípios e instituições parceiras, proporcionaram ao público uma série de atrativos culturais, educacionais e serviços de saúde, todos gratuitos.
Em Itumbiara, a celebração foi na Praça da República. O evento atraiu cerca de 5 mil pessoas, que encontraram diversas atividades culturais, recreativas, educacionais, além de serviços e distribuição de brindes. Em Mineiros, o evento foi realizado na Feira Municipal Sebastião de Oliveira para cerca de 2 mil pessoas, que também participaram das atividades e serviços oferecidos nos estandes das cooperativas e instituições parceiras, como ações de atenção à saúde humana e veterinária, feira de adoção de animais e shows.
O Dia do Cooperativismo de Itumbiara foi instituído em 20 de agosto de 2022 e integra o calendário cívico-cultural de eventos da cidade, com a sanção do projeto de lei pelo prefeito Dione José de Araújo. “O cooperativismo é um modelo justo de negócios que cresce no mundo inteiro e que tem crescido cada vez mais no nosso país”, enfatizou Dione. O prefeito ainda destacou que as riquezas produzidas pelas cooperativas são distribuídas entre todos os seus associados e circulam na economia local, beneficiando toda a comunidade.
Prefeito de Mineiros, Aleomar Rezende destacou que o cooperativismo tem contribuído sensivelmente para o desenvolvimento econômico e social do município. “Mineiros tem crescido muito e as cooperativas impulsionam a cidade, gerando emprego, fomentando a economia. Como prefeito e cooperativista, fico muito feliz em contribuir com o Dia do Cooperativismo, acreditar e investir no cooperativismo”, afirmou.
Coordenador do Núcleo Cooperativo Sudoeste, do Sistema OCB/GO, Marcelo Oliveira destacou o interesse das cooperativas locais. “Temos aqui a oportunidade de mostrar um trabalho que as cooperativas já fazem. Nesses eventos, elas se aproximam mais da comunidade local, mostrando o que cada cooperativa pode fazer em benefício da sociedade”, afirmou.
Para o coordenador do Núcleo Cooperativo Sul e presidente da Uniodonto Sul Goiano, João Batista Machado, a adesão das cooperativas e instituições às celebrações do Dia do Cooperativismo se deve à credibilidade transmitida por esse modelo de negócio. “Nós começamos há oito anos, com três pessoas falando de cooperativismo na praça, debaixo de chuva, com um megafone. Hoje, temos o prazer de ver uma multidão de pessoas aqui na Praça da República falando sobre um mesmo projeto”, comemora.
O superintendente do Sistema OCB/GO, Jubrair Gomes Caiado, destacou a importância de ter no calendário oficial dos municípios uma data que comemora o Dia do Cooperativismo. “Esses eventos dão às cooperativas a oportunidade de mostrar para a sociedade os seus valores. Podemos ver, nestas datas de celebração e de aproximação com a população, a prática de dois princípios do cooperativismo: a intercooperação e o interesse pela comunidade”, frisou.
Coordenador do Conselho de Administração da OCB/GO, Astrogildo Gonçalves também ressaltou a importância dos eventos. “Nós, do Sistema OCB/GO, damos total apoio e incentivamos a criação de leis que instituam uma data de celebração ao cooperativismo em todos os municípios do Estado”, afirmou.
Em Mineiros, o Sistema OCB/GO contou com a parceria da prefeitura municipal, as cooperativas Comigo, Comiva, Coopavip, Coopermin, Sicoob Mineiros, Sicoob Unicidades e Sicredi, e as entidades ACIM, CDL, Faeg/Senar, Sebrae, Sesi/Senai e Unifimes. Em Itumbiara, o evento contou com a parceria da prefeitura e das cooperativas Uniodonto Sul Goiano, Unimed Regional Sul Goiás, Coopercitrus, Complem, Sicoob Unicentro Br, Sicoob Coopacredi, Sicredi, Unicred e Sicoob Agrorural, assim como as instituições e empresas Acisi Facieg, Caramuru, Sinhá, Unifasc, Una, Maria Ótica e Ulbra Itumbiara.