O mercado exige um número cada vez maior de especialistas qualificados, principalmente ligados à área da saúde. O Senac Goiás, instituição voltada à educação profissional, dispõe do Curso Técnico em Enfermagem, que prepara os alunos de forma abrangente para atuarem como técnicos em enfermagem em diversos ambientes de saúde. O diretor do Senac, Leopoldo Veiga Jardim, destaca que o curso Técnico em Enfermagem do Senac é uma referência em Goiás e no Brasil.
“Esta formação é muito bem conceituada e nós sempre obtivemos excelentes feedbacks e avaliações. Isso muito nos orgulha e nos motiva a investir cada vez mais esforços em nossos cursos de Saúde”, pontua.
Para Aline Camila Neves Lopes Camardelli, Coordenadora de Programas Finalísticos em Saúde, do Senac Goiás, o curso permite uma pluralidade de oportunidades de trabalho.
“O curso tem uma carga horária de 1.600 horas, mesclando teoria e estágio supervisionado obrigatório, onde ao final o aluno será certificado com uma Habilitação Técnica de Nível Médio em Técnico em Enfermagem, ou seja, esse profissional poderá atuar em consultórios médicos, casas de repouso, centros de reabilitação e outras instituições de saúde. Além disso, os técnicos em enfermagem podem encontrar oportunidades em ambientes não tradicionais, como escolas, empresas, prisões, organizações sem fins lucrativos e até mesmo em missões humanitárias internacionais”, garante Camila.
Segundo dados do Relatório do Emprego na Cadeia Produtiva da Saúde nº 69, publicação do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), as oportunidades de empregos geradas na cadeia produtiva da saúde fecharam os últimos três meses encerrados em janeiro deste ano com alta de 1,6% e totalizaram 4 milhões e 942 mil vínculos no País. Isso só comprova que o mercado está aquecido e o que falta é mão de obra qualificada.
“A busca por profissionais qualificados na área da saúde é uma prioridade, mas é importante destacar que esses profissionais não podem ter apenas habilidades técnicas para a prática clínica, mas também competências em gestão, que são cada vez mais importantes em um ambiente de saúde em constante mudança. A capacidade de entender e gerenciar recursos, trabalhar em equipe, resolver problemas e comunicar efetivamente são habilidades cruciais para profissionais de enfermagem. O curso do Senac mescla todas essas exigências,”, corrobora.
O Senac Goiás conta com diversos convênios, como a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, as Secretarias Municipais de Saúde em todos os municípios, além de convênios e parcerias com hospitais e clínicas privadas. Isso permite que os alunos cumpram a matriz curricular de 400 horas de estágio supervisionado obrigatório.
“Todas as nossas unidades educacionais dispõem de laboratório de enfermagem, onde os alunos são submetidos a aulas práticas sob supervisão de nossos Instrutores Educacionais. Acreditamos que a ênfase na prática clínica proporciona aos alunos a oportunidade de aplicar o conhecimento teórico em situações reais, o que é fundamental para a consolidação do aprendizado e para a preparação para os desafios do ambiente de trabalho”, finaliza.
Os requisitos para se matricular no curso: mínimo 17 anos e 18 anos completos para a realização do estágio e estar cursando, no mínimo, o 2° ano do Ensino Médio. Os interessados em fazer o Curso Técnico em Enfermagem do Senac Goiás podem procurar uma unidade do Senac ou no site da instituição.
Visando ainda em profissionais da saúde que buscam qualificação na carreira, o Senac Goiás ainda dispõe de 4 especializações Pós Técnicas, sendo elas: Especialização Técnica em Enfermagem em Urgência e Emergência, Especialização Técnica em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva, Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho e Especialização Técnica em Enfermagem em Instrumentação Cirúrgica. E a unidade tem prospecção de novos títulos para ainda este ano.