As inovações tecnológicas ganharam proporções inimagináveis diante do isolamento social adotado para conter a pandemia de Covid-19. E no mercado imobiliário não foi diferente. Como alternativa para manter o atendimento e o contato com o cliente, o ritmo de vendas, de oferta de produtos e até mesmo dar continuidade às transações, a transformação digital alcançou diversas áreas, tornando o processo de aluguel, venda e compra de imóvel mais ágil e menos burocrático, com total segurança.
Meetings virtuais, geração e assinatura de contratos online, escritura de imóveis virtuais, visitas virtuais aos empreendimentos, realidade aumentada, imagens em 360º, QR Code, óculos 3D, atendimentos e treinamentos virtuais, mapas interativos, maquete interativa 3D, chatbot e aplicativos. Estas 14 novidades somam-se a outras já praticadas pelo meio, como delivery de chaves no aluguel, valorizando ainda mais a experiência do cliente no meio digital.
“A tecnologia se tornou uma grande aliada para uma rotina mais eficaz, com maior agilidade e conforto ao cliente”, sublinha o diretor de Marketing, Comunicação e Eventos da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO), Marcelo Moreira. Uma das ações neste sentido foi a realização do Salão do Imóvel de Goiás, que começou em outubro deste ano e vai até o dia 30 de novembro.
“Os clientes podem escolher seus imóveis por meio de um portal, fazer a visita online ao imóvel, se desejassem, tirar dúvidas e realizar todo o trâmite pelo WhatsApp dos corretores, a qualquer momento”, explica.
Novas alternativas
Os apartamentos decorados continuam tendo fundamental importância para a tomada de decisão de compra do imóvel. Porém, antes de ir ao stand tomar a decisão, os clientes podem se utilizar de diversas ferramentas tecnológicas para sua análise. Os clientes podem fazer visitas on-line nos projetos decorados dos apartamentos. As companhias ainda conseguem usar recursos como vídeos e fotos de alta qualidade, além de visão 360° dos imóveis. “E o processo continua, com assinatura digital, envio de documentos por e-mail ou plataforma da empresa, tudo com muita segurança e mais agilidade”, observa Marcelo.
Com essas ferramentas em mãos, somadas à redução da burocracia, quedas seguidas das taxas de juros, que alcançaram os menores índices da história e financiamentos mais facilitados, as vendas do mercado imobiliário aumentaram significativamente a partir do mês de junho. Com a taxa de juros menor, as parcelas ficam menores e mais pessoas têm condição de comprar imóveis. A compra pode ser feita de onde elas estiverem, na palma da mão, a um clique de distância, tudo facilitado e mais rápido. “Toda a jornada de compra do cliente pode acontecer de forma on-line, o que contribui inclusive para o distanciamento social nessa época de pandemia”, compara o presidente.
“O cliente pode ir visitar o apartamento decorado apenas para vivenciar a experiência de entrar no seu futuro apartamento. Mas toda a análise anterior pode acontecer de forma online e, uma vez tomada a decisão de compra, o processo de formalização e assinatura de contrato também pode ocorrer toda de forma online”, complementa o diretor de Marketing da Ademi-GO.
Tecnologia aliada
Uma das recentes novidades no mercado goiano é a maquete interativa em 3D, utilizada pelo grupo empreendedor composto por Somos Desenvolvimento Imobiliário, Partini Soluções Imobiliárias, Porto Belo Engenharia e a gestora financeira TG Core. A ferramenta facilita a apresentação do produto onde quer que o corretor esteja na hora da venda com o máximo de realidade para o público.
A maquete interativa 3D também possibilita sua apresentação sem a necessidade de deslocamento e ainda permite uma visualização ampla e detalhada. Enquanto uma maquete física traz materiais que remetem aos acabamentos, a maquete interativa apresenta materiais mais próximos do entregue, garantindo mais realismo para o empreendimento. “Outro ponto muito relevante é a possibilidade de ‘entrar’ nos ambientes e passear por eles, tanto pelos apartamentos quanto pelas áreas comuns, o que será possível por meio do 3D”, afirma o grupo empreendedor, que também investiu em treinamentos virtuais com o detalhamento de informações on-line, assim como a alternativa de tour 360º do decorado.
A novidade foi apresentada em meeting virtual aos corretores, que tiveram acesso a todas as informações sobre o empreendimento por meio de live no Youtube, como o decorado virtual, fotos em perspectiva do produto, materiais digitais e vídeos, além da ficha técnica. “É preciso apostar na modernidade. O uso da tecnologia acelera transações e encurta distâncias e gastos”, enfatiza Razuk.
A EBM Desenvolvimento Imobiliário sempre investiu em alternativas tecnológicas para inovar no contato com parceiros e clientes, como os tours virtuais de localização e nos decorados, aplicativo de informações e a assinatura digital de contratos, mesmo antes da pandemia. Pioneira, a incorporadora foi a primeira em Goiânia a realizar um meeting virtual para apresentar um lançamento, no mês de maio. Desde então, a EBM lançou mais três empreendimentos, entre Goiânia, Anápolis e interior de São Paulo, todos por meio do formato on-line. No mesmo período, a empresa ainda adotou os atendimentos por videoconferência, drive thru para retirada de informações e ainda realizou a primeira entrega de empreendimento no formato drive-in.
Internamente, visando a integração da equipe de maneira segura, a EBM implantou uma nova plataforma de vídeo e criou um espaço com estúdio de gravação, no qual os colaboradores podem gravar vídeos transmitidos para toda a empresa.
“Momentos desafiadores, como o que estamos vivendo, também são grandes oportunidades para criarmos novas formas de nos relacionar e gerar boas experiências”, afirma Ademar Moura, gerente de marketing e comercial da EBM Desenvolvimento Imobiliário.
Aluguel
Além de construtoras e incorporadoras, é possível também perceber que muitas imobiliárias têm incrementado o uso de tecnologias para manter o contato com o cliente e dar andamento aos negócios iniciados antes da pandemia utilizado. Entre as novidades já implantadas e que foram consolidadas estão tour 360º, assinaturas digitais, envio de documento online, atendimentos via WhatsApp e até delivery de chaves para visitas. É o caso da Desenrola, plataforma online de aluguel e venda de imóveis que nasceu em Goiânia e hoje atua em Cuiabá (Mato Grosso) e na capital São Paulo, que viu crescer em 90% o volume de visitas aos imóveis após implantação dessa alternativa.
“A pandemia que consolidou, de fato, o nosso modelo de negócio. Nela confirmamos que, para atender o cliente, não é preciso mais seguir o modelo presencial. Claro que realizamos algumas adaptações para esse ‘novo normal’, como o delivery de chaves”, explica a gerente comercial Priscilla Leão.
Após agendar uma visita, o delivery vai até o imóvel, encontra com cliente na porta e entrega a chave para ele, que entra no imóvel sozinho, visita e, no final, devolve a chave ao delivery, que leva de volta à imobiliária. “É uma comodidade muito grande que o cliente tem”, comenta.
A plataforma também potencializou a visita com o tour 360º e percebeu também um aumento do uso da ferramenta, com negócios fechados sem contato presencial.
“O cliente fez a visita online e decidiu locar o imóvel. E ele nem precisou ir até a imobiliária. Como já realizamos, há bastante tempo, as assinaturas via Docusign, organizamos tudo pela internet e mandamos entregar a chave para ele no imóvel que alugou”, exemplifica.
Confira quais inovações vieram para ficar no mercado imobiliário:
– Meetings virtuais
– Geração e assinatura de contratos online
– Visitas/tour virtual
– Realidade aumentada
– Busca otimizada
– Imagens em 360º
– QR Code
– Óculos 3D
– Atendimento virtual
– Mapas interativos
– Maquete interativa
– Chatbot
– Aplicativos de informação
– Estúdio de vídeos