No cenário atual, o engajamento dos funcionários em âmbito global é motivo de preocupação para líderes e gestores. Segundo dados da pesquisa “State of the Global Workplace”, no ano de 2023, o engajamento dos colaboradores alcançou a porcentagem de apenas 23%, um número bem abaixo do esperado. E essa preocupação se estende também aos pacientes. No ano passado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) elegeu o tema “Engajando o paciente para a segurança do paciente”, com o slogan “Vamos fazer ouvir a voz do paciente!”
Tendo em vista este cenário, o 1º Congresso de Gestão na Saúde do Sindhosfil-RP, reuniu no último mês, em Ribeirão Preto, especialistas das áreas de Recursos Humanos (RH), Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), jurídico e gestão. Com o tema “Pessoas e Transformação na Saúde”, o evento discutiu e buscou promover mudanças e novos comportamentos no setor de saúde através do engajamento das pessoas.
“Ver a casa cheia foi um sucesso. O nosso primeiro congresso, um congresso muito aguardado por todas as instituições que fazem parte da nossa base. É um prazer muito grande trazer conhecimento e novos processos para as nossas instituições. Além de todos os palestrantes renomados que trouxemos, que contribuíram para o congresso, com largas experiências em suas atividades, houve grande troca de experiências com as nossas instituições. Esse é com certeza o maior objetivo, trazer conhecimento, compartilhar, valorizar os processos para que a gente possa levar isso aos nossos pacientes e colaboradores”, destacou Tony Graciano, presidente do Sindhosfil-RP.
Os sócios da Lure Ronaldo Guedes e Rafael Saia palestraram trazendo o case Governança da Estratégia e Melhoria de Processos, do Grupo Santa Casa de Franca.
“Bom, esse congresso é muito importante para toda a comunidade de hospitais filantrópicos da região e do país, na verdade, porque traz boas práticas de gestão, de organização, que é o que faz hoje com que essas instituições estejam sólidas, estejam de pé, apesar de todas as dificuldades. Eu acho que é um pontapé inicial para uma revolução na saúde e a gente está muito feliz de estar aqui”, pontua Rafael Saia.
Dentre os principais assuntos, o congresso discutiu Recursos Humanos, SESMT, Jurídico e Gestão pelas pessoas, áreas fundamentais para a gestão eficiente e aprimoramento das Santas Casas e hospitais filantrópicos da região de Ribeirão Preto. Uma ótima oportunidade para gestores hospitalares da região aprimorarem conhecimentos e troca de experiências com profissionais renomados.
“Este é o primeiro congresso e um primeiro passo para uma longa jornada de profissionalização nessa gestão e na performance de todos esses hospitais, tanto as Santas Casas quanto os hospitais filantrópicos. Então essa troca de experiência, troca de boas práticas, isso ajuda muito a cada organização a trilhar a sua própria jornada. Então com certeza, esse dia foi de muita troca e muito crescimento de cada organização e de cada pessoa que participou deste evento”, finaliza Ronaldo Guedes.
_______
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi