Por Anna Bastos
Na última semana participei de uma reunião para apresentar para um cliente os serviços de compliance. Durante a reunião, o cliente disse: “se nós tivéssemos implantado um Programa de Compliance antes, a nossa empresa não teria passado por um processo de recuperação judicial”.
Compartilho essa situação aqui porque muitas pessoas não têm uma visão clara das vantagens de se implementar um Programa de Compliance. Um programa bem estruturado vai muito além de mera conformidade legal. Ele promove a integridade corporativa, contribui para uma melhora na estrutura de governança corporativa, gerencia riscos, protege a reputação da empresa e promove a sua perpetuidade no mercado.
Mas como um Programa de Compliance promove todas estas vantagens?
Por meio de um trabalho integrado entre alta gestão e colaboradores em várias frentes de atuação, tais como:
- Compreendendo as principais legislações e regulamentações que impactam a operação e tratando os riscos para evitar litígios, multas, penalidades e sanções legais. Não cumprir as leis pode resultar em sérias consequências financeiras e reputacionais para a empresa e seus líderes.
- Incentivando e promovendo uma cultura de integridade e ética na empresa por meio de treinamentos e comunicações internas com o fim de construir uma reputação sólida e confiável junto aos clientes, investidores e outras partes interessadas, o que pode ser um diferencial competitivo.
- Realizando uma gestão de riscos eficiente que identifica, avalia e gerencia riscos de conformidade que podem afetar a empresa, o que inclui riscos legais, operacionais, financeiros e de reputação, entre outros. Ao lidar proativamente com esses riscos, a empresa pode se proteger contra perdas substanciais.
- Implementando boa governança corporativa ao adotar políticas e práticas que promovam a transparência, a responsabilidade e a prestação de contas. Uma boa governança ajuda a atrair investidores e a manter a confiança dos acionistas, bem como o melhor relacionamento entre eles.
- Promovendo ações de prevenção de fraudes internas e externas bem como práticas corrupção com o fim de proteger os ativos da empresa e manter a integridade dos negócios.
- Analisando as diferentes regulamentações internacionais para garantir a conformidade dos projetos de expansão internacional e a perenidade das operações nos mercados externos.
- Agregando para a empresa uma visão de sustentabilidade e responsabilidade social por meio de ações internas de conscientização e projetos estruturados que garantam que a empresa atue de maneira responsável em relação ao meio ambiente, às comunidades locais e a outras partes interessadas.
- Demonstrando o compromisso sólido com o compliance, as empresas se tornam mais atraentes para investidores, parceiros comerciais e clientes, o que pode abrir oportunidades de negócios e financiamento.
- Monitorando riscos a empresa mitiga riscos de danos à sua reputação, ao reduzir os riscos de cometer uma violação significativa das leis ou regulamentos que pode causar danos graves à reputação de uma empresa, que muitas vezes são difíceis de reparar. O compliance ajuda a prevenir esses incidentes e a proteger a imagem da empresa.
- Promovendo ações de integridade financeira e comprometimento com a aquisição de produtos por meio de uma concorrência ética, como controles e processos muito bem estabelecidos que diminuem situações de conflitos de interesse e fraudes financeiras.
Por meio da estruturação de processos e procedimentos claros e bem comunicados, a empresa gera confiança interna e para o mercado sobre a integridade da sua operação e colhe os frutos de um mercado carente de empresas estruturadas, com gestão consciente e equipe capacitada para lidar com as volatilidades do mercado.
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Anna Bastos
Empreendedora e advogada especialista em Negócios e Direito Internacional.