Como o endomarketing estratégico pode transformar sua empresa

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Ferramenta contribui para o engajamento de colaboradores e para transmitir valor agregado aos produtos e serviços ofertados (Divulgação)

Se você ainda não trabalha o endomarketing em sua empresa de forma estratégica, talvez esteja na hora de repensar o seu planejamento e investir nessa ferramenta que é tão importante para o funcionamento de seu negócio. Muito mais do que promover ações internas, o endomarketing promove alinhamento de atividades e garante um engajamento dos colaboradores no ambiente organizacional. E como trabalhar isso?

Max Schaefer, head da Smart Boss, empresa especialista em consultoria organizacional, explica que o processo para a estruturação do endomarketing estratégico dentro das empresas visa entender as necessidades, quem é o público-alvo e assim entregar não só produtos e serviços, mas também valores para os consumidores e clientes. Por meio do endomarketing, seria possível alinhar o pensamento dos funcionários com os objetivos da organização.  Para que isso ocorra, é indicada uma programação de ações que fortaleçam e aprimorem o relacionamento interno. “Com o objetivo de sempre gerar valor agregado, uma relação de troca entre colaborador e empresa, e empresa e sociedade”, reforça.

De maneira prática, o endomarketing é executado por meio de abordagens voltadas ao cumprimento da missão, visão e valores da própria organização. Também por condutas concretas em resultados, mobilizando e tratando cada trabalhador como se fosse uma peça de engrenagem, com ações que sempre lembrem esses temas.

“É preciso que as empresas entendam o quanto é importante gerar uma relação de harmonia, lealdade, de organização com a equipe, alinhada aos objetivos estratégicos. Atividades, por exemplo, que envolvam datas comemorativas, como ações no Natal, no Dia das Crianças; que tenham relação com responsabilidade social, tragam economia. Mobilizações que visem o alinhamento de ideias e conceitos, dentro de um fortalecimento da estrutura cultural da organização”, ressalta Max.

Outro movimento, apontado pelo head da Smart Boss, para apresentar um endomarketing de programa estruturado, seria a programação de atividades como redução de desperdícios, otimização de linha de produção, racionalidade dos recursos da própria administração, agilidade, desenvolvimento de equipe e consolidação de valores. “Sempre visando o resultado operacional”, reforça.

Desenvolvimento organizacional

A Smart Boss oferece um programa que fortalece as ações de endomarketing, chamado de desenvolvimento organizacional. Nele, alguns dos subsistemas, como o próprio endomarketing, são implantados para o fortalecimento de equipe, como pesquisas de clima, desenvolvimento de perfil, análise de comportamento, de desempenho, realizados em parceria com a empresa Tetris RH.

A psicóloga e gerente de Desenvolvimento Organizacional da Smart Boss, Larissa Magalhães, explica que ela vai até a empresa que precisa dessa consultoria de desenvolvimento organizacional e então, em um primeiro momento, é feita uma avaliação de desempenho, que se chama diagnóstico organizacional. “Nesse levantamento, são apontadas as necessidades, o que a empresa está precisando melhorar para desempenhar novos desafios. Esse trabalho é muito direcionado para os colaboradores, pois trabalhamos o desenvolvimento organizacional e também pessoal”, afirma.

Ainda segundo a psicóloga, o trabalho de desenvolvimento organizacional da Smart Boss, nesse sentido, fortalece o dia a dia da organização, melhora a produtividade e o clima da empresa envolvida. “Com ações voltadas à preparação e ao engajamento de equipe, conseguimos, então, chegar ao movimento de endomarketing estratégico e trazer vantagens competitivas e de valores agregados para a organização e seus públicos”, ressalta Larissa.

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