A expectativa para o varejo é alta nesse segundo semestre, ainda mais quando nos referimos ao mercado de informática e produtos de tecnologia, afinal, teremos ainda em 2022 dois momentos excepcionalmente oportunos e convergentes que criarão um cenário favorável à compra desses produtos. A Copa do Mundo, que naturalmente tende a trazer a necessidade de compra, principalmente de televisores e produtos de áudio, que nesse ano inicia na semana da Black Friday, data de grande fluxo de vendas, pelas diversas promoções que o mercado oferta.
Ainda somado a este cenário oportuno, no período boa parte dos trabalhadores já estarão com a primeira parcela do seu 13º nas mãos. É nesse clima de otimismo que o Fujioka inaugura, dia 1º de agosto, a partir das 10h, mais uma loja em Brasília, a quarta no Shopping Conjunto Nacional. E para marcar a data, a loja irá promover um coquetel e sorteios para clientes que estiverem presentes.
A unidade na entrada do piso térreo será ampla e mais moderna que as outras e oferecerá o mix completo de produtos, desde ar-condicionado, lava e seca, televisores tela grande, até produtos de beleza e toda a gama de informática e acessórios. “Com essa nova operação, esperamos um aumento em torno de 40% no faturamento”, comenta Ailton Queiroz, gerente regional do Fujioka.
Além da ampliação quanto à oferta de produtos, a loja promete inovar na área de gamer, com produtos como console e acessórios, mas também com serviço e a oferta de um técnico para montar a máquina de forma personalizada na casa do cliente.
“O consumidor pode levar a máquina já montada ou ter o auxílio desse profissional especializado para saber qual é a configuração que atende a necessidade dele, qual a performance que ele precisa e todos os detalhes, um trabalho de orientação mesmo”, comenta Ailton.
Perspectivas vendas segundo semestre
Em um levantamento recente divulgado pelo grupo Globo, ao menos 56% dos entrevistados querem comprar algo por causa da Copa e 72% têm a expectativa de aproveitar os preços da Black Friday para isso. Segundo uma pesquisa da Nielsen E-Bit, em 2021, a data movimentou R$ 4,2 só no e-commerce, com mais de 5,6 milhões de pedidos realizados entre a quinta e a sexta-feira.
Trajetórias de sucesso que se misturam
O Conjunto Nacional foi o primeiro shopping da região Centro-Oeste e o segundo do Brasil, com seus letreiros luminosos, a fachada foi idealizada pelo artista plástico Athos Bulcão e é um dos marcos da construção de Brasília. Parte do projeto do Plano Piloto tombado pela UNESCO como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade e considerado referência em opção de compras e serviços, com mais de 300 operações.
“O Fujioka é uma marca relevante para o Conjunto Nacional e que nos acompanha desde a inauguração, há 50 anos. A marca cresceu com o shopping e neste momento, em que estamos renovando as áreas internas e externas para trazer mais conforto e comodidade aos nossos clientes, nada mais justo que receber um novo Fujioka, muito maior, mais moderno e com grande variedade de produtos. Estamos muito felizes com essa inauguração que vai, sem dúvida, agregar muito valor ao shopping e aos nossos clientes”, comenta Giuliano Bragaglia, superintendente do Conjunto Nacional.
Apesar das vendas por atacado representarem cerca de 80% dos negócios da empresa, o Fujioka possui hoje 50 lojas do segmento varejista distribuídas por todo o estado de Goiás e Distrito Federal. Além do varejo offline, grupo possui também dois e-commerce, um voltado para o varejo e um voltado para empresários e lojistas que podem comprar mais barato usando o seu CNPJ, o que torna a empresa mais completa e atenta às necessidades dos seus clientes.